UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/10/2008 - 10h52

Em Belém, José Priante recebe apoio do PSB

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
  • Fábio Pina/Folha Imagem

    José Priante recebe apoio do
    PSB nesta segunda-feira (13)

O cenário para este segundo turno em Belém começa a ganhar contornos mais definidos. O PMDB, do candidato José Priante, que já tinha o apoio do PT, fechou nesta segunda (13) a parceria com o PSB e anuncia para esta terça-feira (14) a aliança com o PPS e o PC do B. Duciomar Costa (PTB), por sua vez, deve confirmar também a aliança com o PSDB.


O DEM, da candidata Valéria Pires Franco, e o PSOL, de Marinor, Brito optaram pela neutralidade no pleito. Excluindo os votos conseguidos por Duciomar e Priante, estão em jogo quase 46% dos votos válidos, incluindo os quase 20% de eleitores que não foram às urnas e os mais de 7% que anularam ou votaram em branco. Ao todo, a briga do segundo turno será por um universo de mais de 567 mil votantes que decidirão, efetivamente, quem será o novo prefeito.


E no que depender da nova correlação de forças, o candidato José Priante, que passou para o segundo turno com dezesseis pontos percentuais a menos que o atual prefeito, pode virar o jogo na reta final das eleições.


Ainda nesta segunda, o PMDB consolidou a parceria com o PSB no Hotel Beira Rio, em Belém. Diante de um auditório lotado de pessebistas, caciques da legenda, como Ademir Andrade, anunciaram apoio integral à coligação "Melhor para Belém". "Estamos apostando na mudança", comentou Andrade, que já foi do PMDB.


Alguns líderes do PSB, como Cássio Andrade, lembraram que os partidos fizeram oposição juntos ao prefeito Duciomar Costa na Câmara Municipal de Belém, no primeiro ano de mandato do atual gestor, criando o grupo conhecido como G11.


Na cerimônia de adesão, José Priante agradeceu o apoio e aproveitou para criticar o atual gestor de Belém. "Estou trabalhando junto com os maiores partidos para ter uma margem boa de governabilidade na Câmara Municipal, para poder aprovar os projetos necessários para Belém", assinalou o candidato.


Já o PSDB, que também realizou uma reunião interna com os candidatos a vereadores, deve decidir nesta terça que posição tomar diante deste novo cenário. Há uma tendência clara em trabalhar para eleger o candidato à reeleição Duciomar Costa, da coligação "União por Belém". No entanto, a palavra final deve ser dada durante reunião da executiva estadual, que traz nomes de peso do partido como o ex-governador Simão Jatene.


O presidente do Diretório Estadual do PSDB e senador da República Fernando Flexa Ribeiro preferiu não tomar posição e adiantou que é mais difícil apoiar José Priante, pois o PMDB faz parte da base aliada do governo estadual, comandado pelo PT, um adversário histórico dos tucanos. "Os planos do PSDB não combinam com os planos nem com a concepção de gestão do atual do governo do Estado", comentou.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host