UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

13/10/2008 - 20h31

Na volta à TV em Belém, candidatos deixam de fora ataques do 1º turno

Irna Cavalcante
Especial para o UOL Eleições
Em Belém

Em Belém, no primeiro programa eleitoral na TV deste 2º turno, Duciomar Costa (PTB) e José Priante (PMDB) deixaram de lado as ofensas pessoais que marcarm o primeiro turno e esforçaram-se para passar imagem de segurança e preparo. O foco esteve nas propostas.


Durante o programa, exibido no último domingo (12), José Priante voltou a usar depoimento de Lula gravado para as eleições de 2006, quando o candidato disputava o Governo do Estado. A veiculação do material já havia sido proibida no primeiro turno pela Justiça Eleitoral.


Costa também tentou convencer o eleitorado de sua "proximidade" com o presidente.


Com dois partidos da base aliada na disputa pela prefeitura, Lula manteve-se - como aconteceu em outras capitais - longe dos palaques de Belém.


Priante, que chegou às urnas com 16 pontos a menos que Costa, também deu destaque à aliança com o PT local. Mário, o candidato petista, teve 18% dos votos em Belém.


Atrás do atual prefeito nas urnas do primeiro turno, Priante explorou a última pesquisa Ibope divulgada, que mostra Duciomar e Priante empatados tecnicamente.


As críticas foram feitas de maneira "indireta". "Belém não quer mais problemas de saneamento, hospitais pela metade e falta de segurança, o povo quer a mudança", afirmou Priante.

Já Duciomar decidiu usar seus dez minutos de programa eleitoral para fazer um balanço da sua administração. Ele destacou que nos primeiros anos de governo teve de usar boa parte do seu mandato para trazer de volta à saúde financeira da cidade, que segundo ele, estava no vermelho.


Disse que nesse período teve que se preocupar em elaborar ações que contemplem um Plano Diretor Urbano participativo, que passou a direcionar suas ações de gestão. "Precisamos trocar o pneu do carro andando, mas ainda assim fizemos muitas coisas por esta cidade e vamos fazer muito mais, porque Belém não pode ser governada no impulso, tem que ser com responsabilidade", afirmou.


Depois de elencar obras como o programa de habitação da Vila da Barca; a construção do Pronto Socorro odontológico, oftalmológico e cardiológico 24 horas; a avenida Duque de Caxias e a política de saneamento de ruas, o candidato prometeu ampliar as ações em diversas áreas e concluir o Portal da Amazônia e o asfaltamento de pelo menos mais 3 mil ruas.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Paulo - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Veja +