UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

10/10/2008 - 20h13

Candidato derrotado do PPS quer investigação do pleito em Belém

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém

O Partido Popular Socialista (PPS) do Pará vai entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar suspeitas de fraude nas eleições municipais realizadas no Estado. Em entrevista coletiva nesta sexta (10), o deputado, presidente estadual do partido e candidato a prefeito de Belém, Arnaldo Jordy, manifestou sua preocupação por tudo o que foi registrado nos diversos municípios do Estado e em especial na capital, Belém.


O partido vai pedir a realização de perícia nas urnas eletrônicas. Também será exigida a ata geral e de cada uma das seções eleitorais, até hoje não divulgadas oficialmente.


"Vamos denunciar e tipificar como crime eleitoral os mesários que induziram eleitores à justificativa do voto e pedir eleição suplementar nas seções onde a abstenção foi superior à média histórica dos últimos anos", explicou Jordy.


Segundo ele, em Belém, "20% do eleitorado foi impedido de exercer seu direito ao voto contra a sua vontade e induzido por mesários a justificar a ausência, o que é uma situação inaceitável, um verdadeiro crime eleitoral", disse.

.

O percentual corresponde a 180 mil eleitores, número superior aos votos angariados pelo segundo colocado nas eleições, José Priante (PMDB), o que, em tese, poderia levar qualquer um dos candidatos ao segundo turno.


"As autoridades querem que acreditemos que há normalidade nisso, mas houve zonas, como no Mosqueiro, onde somente uma de oito seções funcionou", disse Jordy, ressaltando que situação semelhante foi constatada no bairro do Satélite, onde, segundo dados colhidos pelo parlamentar, mais de 300 pessoas deixaram de votar.


Ele diz ainda que na próxima semana vai entregar o vasto material reunido e discutido com o jurídico do partido aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, bem como a Justiça Eleitoral do Estado. Na terça-feira o parlamentar formaliza as denúncias ao TSE. "Se for caracterizada fraude, não descartamos até mesmo o pedido de anulação das eleições", garantiu.


O candidato fez questão de ressaltar que as medidas tomadas pelo PPS não podem ser encaradas como "choro de derrotado". "Nós nos sentimos vitoriosos nessas eleições, pois o nosso resultado foi muito acima do que previam as pesquisas, o que comprova as manobras e manipulação de informações. O que está em jogo aqui é resguardar o processo democrático", finalizou. Jordy foi o quinto colocado nas eleições, com 11% dos votos válidos. Quanto ao apoio do PPS a um dos candidatos no segundo turno das eleições, Jordy disse que o partido vem realizando reuniões de avaliação e deve anunciar posição somente na próxima semana.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O Partido Popular Socialista (PPS) do Pará vai entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar suspeitas de fraude nas eleições mun%>