UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 23h42

Abstenção chega a 18% em Belém

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Um dos dados mais relevantes das eleições deste ano em Belém foi o grande número de abstenções do pleito. Com pouco de 92% das urnas apuradas, chega a 160.588, o equivalente a 18% dos votos, o número de eleitores que deixaram de votar este ano. O percentual é maior do que os votos obtidos até agora pelo segundo colocado na disputa, o candidato José Priante (PMDB), que tem até o momento 123.680 votos.

A explicação para este percentual alto de abstenções pode estar na falha técnica das urnas eletrônicas. Foram mais de 109 urnas que apresentaram problemas.

Durante coletiva à imprensa, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, desembargadora Raimunda Noronha, não quis falar de problemas, mas admitiu que cerca de 30 urnas, em 14 Zonas Eleitorais em Belém, tiveram pane e a votação teve que ser realizada do modo tradicional, à mão. Quando questionada sobre que problemas que fizeram com que a capital atrasasse o início da apuração, a desembargadora rebateu dizendo que apenas um técnico do Tribunal Superior Eleitoral poderia detalhar os motivos. "Vamos avaliar todos os problemas e solucioná-los para o segundo turno", informou.

A forte chuva que caiu sobre Belém ao longo do dia e falta de energia elétrica em vários pontos da cidade também contribuíram para o atraso nos prazos de votação. Em muitos lugares, às 18 horas, ainda havia muitas pessoas por votar. Outras desistiram diante das dificuldades.

Também chamou atenção no pleito o resultado das pesquisas do Ibope/Rede Globo realizado em Belém. Desde o início da disputa, a candidata democrata Valéria Pires Franco era apontada como uma das favoritas desta eleição, empatada tecnicamente com o atual prefeito Duciomar Costa (PTB). Tanto que em determinados momentos chegou a ocupar a liderança nas pesquisas. Mas com mais de 92% das urnas apuradas, o que se constata é que as projeções não se confirmaram. Valéria está na quarta colocação, com apenas 13% dos votos válidos. Atrás de Duciomar Costa (PTB), com 35%; José Priante (PMDB), com 18% e Mário Cardoso, com 17% dos votos. Ela está com uma diferença pequena até mesmo para Arnaldo Jordy que conta com 11% dos votos válidos, mas que na pesquisa era apontado como detentor de apenas 7% das intenções de voto.

Procurada pela reportagem, Valéria não foi localizada para comentar seu desempenho nestas eleições.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host