UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

28/09/2008 - 23h39

Em Belém, Valéria e Priante se atacam durante debate da Record

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém

Depois de protagonizarem os momentos mais tensos do debate promovido pela TV Bandeirantes, José Priante (PMDB) e Valéria Pires Franco (DEM) voltaram a se atacar no debate da Record, na noite deste domingo (28). Se enfrentando diretamente por pelo menos quatro vezes ao longo dos blocos, os dois fugiram do campo das propostas para os ataques pessoais.


O clima começou a esquentar no segundo bloco quando Priante perguntou à candidata quais as propostas para a área de saneamento e habitação, em especial sobre a TRS, sem especificar o que a sigla significava. Antes de responder, Valéria começou dizendo que não cairia em pegadinhas e que para falar do assunto era "preciso seriedade", respondendo sobre suas pretensões em dar continuidade às obras da Estrada Nova e do Paracuri.


Ao retomar a palavra, Priante esclareceu que se referia às Taxas de Resíduos Sólidos que é uma demanda judicial que Belém enfrenta e que toda vez que a democrata é pressionada nos debates ela prefere se esquivar das respostas. "Tudo que foge do script, a senhora não sabe responder, por isso caiu nas pesquisas", alfinetou.


No sorteio seguinte, foi a vez de Valéria perguntar à Priante sobre meio ambiente, e mais uma vez o acirramento dos ânimos se sobrepuseram às respostas sobre o que fazer com o aterro sanitário do Aurá. Ao responder, Priante disse que a candidata, que já foi vice-governadora do Estado, na última gestão poderia ter resolvido o problema e não o fez. "O seu partido teve a oportunidade de fazer negociar o problema que era metropolitano e não resolveu".


Na réplica, Valéria devolveu com mais ataques. "O senhor fala tanto que está há 20 anos na política, mas não fez nada, e quer cobrar de mim que estive apenas quatro anos no governo a responsabilidade de tudo que acontece neste Estado. O que é uma injustiça. Além disso, o senhor não tem o que falar de pesquisa, já que sempre as criticou no seu programa. Por isso não tem condições de responder nada sobre isso", afirmou.


E o assunto que começou em meio ambiente passou para briga. "Ela está sofismando. Me perguntou quantas crianças tinham fora das creches, e eu lhe respondo, se são 100 mil crianças sem estudar é porque vocês tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram. A senhora faz tanta questão de mostrar que tem experiência, mas não tem, só fala dentro daquilo que está programado. Nasceu em berço esplêndido, mas não tem a humildade, poderia tentar ser vereadora, como todos começamos", disparou.


No terceiro bloco, mais um confronto. Desta vez ao responderem sobre educação, na pergunta feita pelo jornalista da emissora. Priante voltou a atacar Valéria dizendo que ela deveria pedir desculpas ao eleitor por agora culpar Duciomar, uma vez que o apoiou em vários mandatos e também por ter feito parte do governo que geriu por doze anos o Pará. "Agora o senhor quer me culpar por tudo, se aconteceu alguma coisa em Ourilândia a culpa é minha? Quero te lembrar que fui secretária de proteção social", rebateu a democrata.


Nem mesmo quando não estavam mais respondendo a perguntas entre si, as alfinetadas não cessaram entre os dois candidatos. Ao responder uma pergunta de Marinor Brito (PSOL), sobre municipalização da educação, Valéria não perdeu a oportunidade de acusar o peemedebista. "É uma grande injustiça o que estão tentando fazer comigo nesta campanha, tentando me acusar de responsabilidades que não tenho. Se for por isso, poderia muito bem creditar ao candidato Priante a culpa pelo caos da saúde, já que o ex-secretário da saúde [Halmélio Sobral] que é do mesmo partido dele, e inclusive é irmão dele, é quem estava à frente da secretaria e fez o que fez", acusou, insinuando ainda irregularidades na gestão do peemedebista.


A acusação rendeu um direito de resposta a Priante pouco antes do último bloco, mas que foi cortado antes da hora porque ao invés de dar sua resposta, ele preferiu relembrar os escândalos em que se envolveu o ex-secretário Fernando Dourado, amigo pessoal de Valéria.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Depois de protagonizarem os momentos mais tensos do debate promovido pela TV Bandeirantes, José Priante (PMDB) e Valéria Pires Franco (DEM) voltaram a s%>