UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/09/2008 - 10h21

Pesquisa mostra que disputa em Belém continua embolada

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém

Quarta pesquisa do Ibope Inteligência em Belém (PA) mostra que a corrida eleitoral continua embolada entre Duciomar Costa (PTB) e Valéria Pires Franco (DEM). Depois de perder a liderança na semana passada para a adversária, o atual prefeito retoma a dianteira, mas ainda permanece tecnicamente empatado com Valéria, com 25% para o petebista a 20% para a democrata. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


Na pesquisa anterior, era a democrata quem detinha 25%, contra 23 % de Duciomar. José Priante (PMDB) perdeu pontos nesta rodada e regride de 16% para 12%. O petista Mário Cardoso, que tinha 13%, caiu um ponto e está empatado com Priante. Arnaldo Jody (PPS) foi o candidato que mais cresceu nas pesquisas, três pontos positivos, que o leva a 7% das intenções de voto. Enquanto Marinor Brito (PSOL) e João Moraes (PSL) perderam um ponto cada um, marcando respectivamente 3% e 0%.


O percentual de indecisos também se move para cima nesta rodada, após queda na pesquisa anterior. São agora 13% os que não sabem em quem votar, contra 8% na pesquisa de 13 de setembro. Brancos e nulos oscilaram de 6% para 8%.


Ao todo, o Ibope, nesta pesquisa encomendada pela TV Liberal, ouviu 602 eleitores, entre os dias 16 e 19 de setembro. A pesquisa está registrada sob número 2186/ 2008, na 98ª Zona Eleitoral de Belém.



Espontânea



Na pesquisa espontânea, Duciomar sobe de 20% para 23% e Valéria cai de 19% para 17%, na preferência do eleitorado. Em terceiro lugar, mais um empate. Desta vez entre José Priante e Mário Cardoso, com 10% das intenções de voto cada um. Jordy, por sua vez, cresce de 3% para 6%. O número de indecisos ou que não responderam a essa questão varia três pontos para baixo, e agora soma 21%.



Segundo turno



O Ibope também auferiu a preferência dos eleitores num virtual segundo turno com os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas. E o resultado não poderia ser ainda mais indefinido entre os dois principais concorrentes. Segundo a pesquisa, se o segundo turno fosse hoje, Valéria e Duciomar teriam exatamente o mesmo percentual de 34%. O que mostra uma queda de Valéria em relação à pesquisa anterior, quando a candidata vencia o adversário por 45% a 32%.


Num confronto com Priante, ela ganharia de 38% a 30%, enquanto que com Mário Cardoso, a vitória seria mais folgada, de 42% a 25%. Já Duciomar Costa teria num embate com Priante,37% das intenções de voto contra 34% do peemedebista. Contra o petista, a reeleição do atual gestor seria por 40% a 30%.


Quanto a questão é a rejeição, Duciomar Costa segue como o candidato com maior índice: agora o atual prefeito registra 33%. A rejeição à Valéria oscilou para cima, indo de 17% para 21%. Mário, com 22%, e Priante, com 13%, seguem estáveis no aspecto da rejeição.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Quarta pesquisa do Ibope Inteligência em Belém (PA) mostra que a corrida eleitoral continua embolada entre Duciomar Costa (PTB) e Valéria Pires Franco (%>