UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

18/09/2008 - 11h28

Candidatos deixam ataques de lado no horário eleitoral

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém

Depois de tantas trocas mútuas de acusação no ar --e que acarretaram em diversas ações na Justiça Eleitoral, com perda de preciosos minutos no programa eleitoral gratuito-- os candidatos à Prefeitura de Belém recuam e amenizam o tom nas campanhas de rádio e TV.


Desde o início do horário eleitoral gratuito, à exceção de João Moraes que tem apenas 1min24s, todos os outros candidatos vinham dedicando parte do seu programa a falar de quem está na frente nas pesquisas. Mas, no programa desta quarta (17), as acusações --nem sempre leves-- aos adversários deram espaço às propostas de governo, principalmente nas áreas de geração de emprego e renda, saneamento e transporte.


O candidato Mário Cardoso (PT), que em programas anteriores fez duras críticas ao projeto Vila da Barca, feito pela atual gestão de Duciomar Costa (PTB), abriu o horário eleitoral com 1min a menos em seu programa. O espaço foi concedido como direito de resposta ao prefeito de Belém que tenta a reeleição. Foi o suficiente para que nos demais 5min25s que lhe restaram, o petista não fizesse nenhuma crítica direta à atual gestão e nem à candidata Valéria Pires Franco (DEM), que também vinha sendo outro alvo constante. O tema principal foi a geração de emprego e renda para juventude.


Cardoso disse que pretende implantar em Belém um programa de qualificação profissional para que os jovens consigam o primeiro emprego, nos moldes dos programas Projovem, da esfera Federal, e o Bolsa Trabalho, da estadual. Também destacou que através de uma parceria com o governo Lula e com a governadora Ana Júlia Carepa, as vagas destes programas serão ampliadas no município. Dentre as ações previstas também constam: a ampliação de linhas de crédito, centros de informática, cursinhos populares e a construção de praças poliesportivas.


A candidata Marinor Brito (PSOL) também maneirou o discurso e deu mais espaço à volta de programas sociais, como Bolsa-Família, do que às críticas, que se limitaram à comparação: "Estamos diante de várias candidaturas, mas apenas dois projetos políticos. Eu nunca mudei de lado, estarei sempre do lado do povo", disse.


Comportamento que se repetiu nos demais programas. Arnaldo Jordy (PPS), por sua vez, deu ênfase para o transporte. O candidato mostrou os gargalos que a cidade enfrenta nesta área e se comprometeu a abrir novas vias, criar terminais de integração, melhorar a fiscalização do tráfego, regulamentar o transporte alternativo nos bairros menos assistidos, sem descuidar do preço da passagem, que considera muito alto para o poder aquisitivo da população.


Duciomar Costa também não fez referências aos concorrentes e se dedicou a falar de asfalto e saneamento. Segundo ele, na sua gestão, mais de 1.300 ruas e 30 conjuntos residenciais foram pavimentados, utilizando uma tecnologia recomendada pela Petrobrás e muito usada nos Estados Unidos e em países da Europa. Se reeleito, prometeu asfaltar outras 3 mil ruas, concluir as obras na rodovia da Augusto Montenegro e criar a Avenida Belém, que interliga a rua da Ceasa ao Aurá.


Valéria Pires Franco recebeu uma trégua de José Priante (PMDB). O candidato, que é um crítico ferrenho da democrata, sequer falou dela em seu programa. Sobrou para Duciomar, que levou algumas alfinetadas sobre sua gestão. "O salário-base dos servidores é uma vergonha e plano de cargos e salários é uma ficção", destacou o candidato, mostrando ainda uns cálculos que dão conta de que a prefeitura investiu apenas R$ 7 por professor. Ele também se comprometeu a fazer a reposição das perdas salariais, criar uma Escola de Capacitação dos Servidores e promover concurso público.


Ações para melhorar a vida do trabalhador e de quem está à procura do primeiro emprego também deram o tom do programa da candidata democrata. Ela falou da sua experiência enquanto Secretaria de Proteção Social e vice-governadora do Pará e destacou ações, como a Casa do Trabalhador que, naquele período, atendeu mais de 400 mil pessoas. Ela pretende implantar o "Bilhete Amigo", que garantirá duas passagens de ônibus diárias, cinco dias por semana, para aquelas pessoas que estão à procura de emprego, durante os seis meses do seguro-desemprego. De acordo com a candidata, estudos mostraram que este subsídio é viável e será implantado em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho.


João Moraes (PSL) destinou o seu programa para apresentação sucinta de tópicos de seu programa de governo, à exemplo do cartão vale-saúde para os idosos, a transformação das unidades de saúde em Prontos Socorros Municipais de médio porte e das centrais de abastecimentos nos bairros, que devem ser implantados através das subprefeituras.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Depois de tantas trocas mútuas de acusação no ar --e que acarretaram em diversas ações na Justiça Eleitoral, com perda de preciosos minutos no programa %>