UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

14/09/2008 - 19h00

Ibope: Valéria passa à frente de Duciomar pela 1ª vez, mas ainda há empate técnico

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
  • Reprodução

    Pela primeira vez, Valéria passou à frente de Duciomar, mesmo assim há empate técnico entre os dois

A disputa eleitoral em Belém continua polarizada entre os candidatos Valéria Pires Franco (DEM) e Duciomar Costa (PTB) na terceira pesquisa Ibope divulgada neste domingo (14). Os dois continuam tecnicamente empatados, mas a democrata passa a frente do atual prefeito, com 25% e 23% das intenções de voto, respectivamente. Na pesquisa anterior a diferença de Duciomar para Valéria era de dois pontos percentuais, com 24% e 22%, respectivamente.

Outra novidade mostrada na pesquisa encomendada pela TV Liberal é de que os demais candidatos também cresceram e diminuiu a diferença com relação aos primeiros colocados.

O candidato José Priante (PMDB) segue na terceira colocação com 16% das intenções de voto. Cinco pontos percentuais a mais que na segunda pesquisa. Mário Cardoso (PT) que tinha 8% subiu para 13%. Arnaldo Jordy (PPS) e Marinor Brito (PSOL) seguem estáveis nas pesquisas com 4% da preferência do eleitorado. Já João Moraes (PSL) que ainda não tinha pontuado no pleito aparece, agora, com 1% das intenções de voto.

A pesquisa Ibope/TV Liberal foi registrada sob o nº 2156/08 na 98ª Zona Eleitoral de Belém. Para chegar a este resultado foram entrevistados 602 eleitores, entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

As variações de quase todos os candidatos podem ser explicadas pela diminuição do número de indecisos e também daqueles que pretendiam votar branco ou nulo. Se na pesquisa dos dias 2 e 4 de setembro, os eleitores que pretendiam votar em branco era de 15%, nesta semana caiu 8%. O número de indecisos diminuiu de 13% para 6%.

Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores apontam seu candidato sem o estímulo dos nomes, nota-se que quem proporcionalmente mais varia da última rodada para esta é Mário Cardoso, antes apontado espontaneamente por 5% e agora por 10% dos entrevistados. Valéria subiu de 17% para 19% e Priante de 7% para 11%. Neste tipo de pesquisa, Duciomar Costa continua liderando o pleito com os mesmos 20% da pesquisa anterior. O número dos que não sabem ou preferem não opinar nesta pergunta, caiu de 33% para 24%.

Segundo turno

Nesta terceira rodada de pesquisa, o Ibope fez simulações de possíveis cenários de segundo turno, entre os quatro candidatos mais bem colocados na disputa.

Se o segundo turno fosse hoje, a democrata Valéria ganharia de todos os adversários. Num confronto com Duciomar Costa, ele perderia de 32% a 45%. Com Priante, o percentual ficaria entre 34% a 49% para a democrata. A maior vantagem seria com o petista Mário Cardoso, quando Valéria venceria de 52% a 30%.

Em um cenário entre Duciomar e Priante, aconteceria um empate técnico, com uma vantagem de apenas dois pontos percentuais para o peemedebista, sendo 42% a 40%. Na disputa com Mário, o prefeito venceria de 46% a 35%.

Rejeição

O Ibope mostrou que, dentre os candidatos, Duciomar Costa continua apresentando o maior índice de rejeição com 37%. Mário Cardoso vem em segundo com 23%. Valéria e Jordy empatam com 17%. Marinor Brito obteve 17% de rejeição, João Moraes tem 15% e Priante 13%.

Faixa do eleitorado

A pesquisa do Ibope/TV Liberal mostrou também que os candidatos que mais cresceram nas pesquisas, José Priante e Mário Cardoso (PT), cresceram respectivamente nos segmentos jovens e adultos. O peemedebista subiu de 11% para 21% entre os eleitores de 16 a 24 anos, e Mário quase triplica seu percentual (de 6% para 16%) entre os adultos de 30 a 39 anos.

Já Valéria, cuja faixa de eleitorado estava mais concentrada nos eleitores de nível superior, permanece na liderança com 29% das intenções de voto. Neste mesmo segmento, Duciomar caiu de 24% para 17%.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host