UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

12/09/2008 - 01h58

Em considerações finais, candidatos realçam trajetórias

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Os sete candidatos aproveitam para se defender nas considerações finais e realçar suas trajetórias no quinto e último bloco do debate promovido pela TV Bandeirantes em Belém.

O atual prefeito Duciomar Costa (PTB) foi o primeiro a falar. Ele disse que foi vítima de "inverdades" nas acusações feitas por alguns candidatos. Entre elas, a crítica feita pela sua ex-aliada, Valéria Pires Franco (DEM) quando ela disse que Belém tem o terceiro pior índice no ranking nacional da educação. Segundo ele, Belém na verdade, tem o terceiro melhor índice. Ele também ressaltou que as obras feitas na sua gestão vêm ao encontro das necessidades da população.

O candidato José Priante (PMDB) falou da sua trajetória política, enquanto item credenciador para fazer um governo com competência. E da sua capacidade de captar recursos para a cidade. Mas também não perdeu a oportunidade de fazer críticas aos dois principais adversários no pleito, Duciomar e Valéria, e mais ainda à ela, dizendo que "não se arrependia de seus votos, porque nunca votou em nenhum dos dois", fazendo referência às palavras da democrata que se disse arrependida de ter apoiado Duciomar.

Mario Cardoso (PT) agradeceu à militância do partido. Durante seu discurso, também destacou sua experiência como fundador do PT e da CUT, ao lado do presidente Lula. Aliás, foi justamente esta sua capacidade de atrair investimentos caso eleito, que foi um dos aspectos mais ressaltados pelo candidato. Segundo ele, ter as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) do mesmo partido, trabalhando juntos, é a melhor solução para desenvolver Belém.

João Moraes (PSL) se classificou como um homem do povo, que fala a mesma linguagem da maioria da população. Relembrou que é um candidato com condições financeiras modestas e, justamente por isso, defende o voto consciente. Também defendeu a criação das subprefeituras interligadas aos centros comunitários como o melhor caminho para resgatar os valores de família em Belém.

Marinor Brito (PSOL) disse que dentre os candidatos é a única capaz de promover a verdadeira mudança. E se comprometeu a resgatar todas as conquistas da gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, e que foram abandonadas pela atual administração.

Arnaldo Jordy (PPS) defendeu investimentos para reverter a situação caótica da saúde na capital, buscar solução para as mais de 100 mil crianças abandonadas ou em situação de risco na cidade. E também destacou que tem propostas sérias e viáveis para o trânsito, a segurança e compromisso com ações de inclusão social.

Valéria Pires Franco (DEM) levantou a saúde como a sua principal bandeira, caso eleita. Também se comprometeu em fazer melhorias no trânsito e na segurança. Ela disse ainda que está preparada, sabe como fazer um bom governo e que não terá dificuldades em buscar harmonia com os demais esferas de governo.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host