UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

11/09/2008 - 11h24

Faltando pouco para eleição, parentes entram pra valer nas campanhas

Luciane Crippa
Em São Paulo
A fim de ver seus pais, filhos ou maridos e esposas eleitos, filhos, mães e esposas e maridos, apesar de não serem candidatos, saem às ruas, fazendo campanha e pedindo votos aos parentes.

  • Luiz Carlos Marauskas/ Folha Imagem

    A fim de apoiar o marido, Lu Alckmin faz campanha no Bom Prato


    Na última semana, a mulher do candidato tucano à Prefeitura de São Paulo e ex-primeira dama do Estado, Lu Alckmin, começou a cumprir uma espécie de agenda de campanha. Na última terça-feira (9), fez caminhada no centro de São Paulo, conheceu um asilo e encerrou o dia em um corpo-a-corpo com moradores de um conjunto habitacional da capital paulista. No dia seguinte, almoçou com a camiseta da campanha no Bom Prato, restaurante popular da cidade, criado na gestão de seu marido, Geraldo Alckmin, quando governador.

    Já o Rio de Janeiro pode ser considerada a capital em que os parentes mais fazem campanha pelos seus. Aos fins de semana, o peemedebista Eduardo Paes, por exemplo, leva os filhos pequenos para caminhadas e corpo-a-corpo com eleitores. No início de setembro, foi a vez da mãe do candidato Marcelo Crivella (PRB), Eris Bezerra Crivella, acompanhar o filho na inauguração de um novo comitê em Copacabana, na zona sul. Na ocasião, Dona Eris declarou aos jornalistas que se sente triste ao ler notícias negativas sobre o filho. "Me sinto triste. Qualquer mãe se sente, mas fico confiante em Deus. Sei o filho que eu tenho. Nada dessas coisas atinge a moral dele", disse.

    • Divulgação

      Maya e Tami fazem caminhada de campanha com o pai, Gabeira


      Fernando Gabeira, o candidato do PV à prefeitura fluminense, já saiu com suas filhas Maya e Tami Gabeira em caminhada pela praia. Na segunda-feira (8), as duas, e também a mulher do candidato, Neila Torres, apareceram no horário eleitoral gratuito, dando depoimentos sobre o Gabeira pai e marido. "Ele é meu ídolo", disse a filha Maya. Em Belo Horizonte (MG), Leonardo Quintão, candidato a prefeito pelo PMDB, também convidou a esposa a dar depoimento em seu programa eleitoral gratuito.

      • Divulgação

        Valéria, candidata no Belém, que conta com o apoio dos 5 filhos


        Já a democrata Valéria Pires Franco, candidata à Prefeitura de Belém (PA), está sempre acompanhada da mãe Dulce Vinagre e dos filhos. Valéria tem cinco filhos e aos fins de semana costuma levar os mais novos, trigêmeos, em caminhadas pela cidade. "A Valéria faz questão de mostrar que, ainda que esteja atribulada com a campanha, não abre mão de estar com a família e os filhos", diz Tânia Monteiro, assessora da candidata.

        Outros parentes não se limitam a acompanhar os candidatos, e passam a, efetivamente, trabalhar na campanha. Caso de Ciro Saboya Ferreira Gomes, cuja mãe, Patrícia Saboya, é candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza. Ciro, que é estudante de cinema, mantém um blog no qual fala sobre as andanças da mãe para ganhar a prefeitura cearense.

        Compartilhe:

          ÚLTIMAS NOTÍCIAS

          Mais notícias

          Hospedagem: UOL Host