UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

08/09/2008 - 11h59

Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Duciomar e Valéria

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
O cenário eleitoral em Belém segue indefinido, mas as diferenças diminuem entre os primeiros colocados de acordo com a segunda rodada de pesquisa Ibope/TV Liberal, realizada em Belém entre os dias 2 e 4 de setembro de 2008 com 602 eleitores, e divulgada neste domingo (7) pelo jornal "O Liberal". O atual prefeito Duciomar Costa (PTB) e a candidata Valéria Pires Franco (DEM) permanecem empatados na primeira colocação com 24% e 22% da preferência do eleitorado, respectivamente. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Na pesquisa anterior a diferença entre Duciomar para Valéria era de três pontos percentuais, com 24% e 21% respectivamente.

PESQUISA ANTERIOR

Levantamento divulgado no dia 17 de agosto também mostrou empate técnico entre Duciomar e Valéria

Em terceiro lugar segue o candidato peemedebista José Priante com 11% das intenções de voto. São três pontos a menos do que em agosto. Já Mário Cardoso (PT) permaneceu estável com 8% de preferência. Arnaldo Jordy (PPS) caiu de 5% para 4%, enquanto Marinor Brito (PSOL) subiu de 1% para 2%. O candidato do PSL, João Moraes continua com 0%. Votos brancos e nulos somam 13% enquanto que 15% dos entrevistados não sabem ou preferiram não responder.

Espontânea



Na pesquisa espontânea do Ibope chama atenção o decréscimo significativo no percentual de eleitores que se dizem indecisos sobre sua intenção de voto ou que preferem não responder a questão. Foram 17 pontos percentuais a menos, atingindo 33% nesta rodada. O número de votos brancos ou nulos somam 13%, quatro pontos percentuais a mais que na pesquisa de agosto.

Dentre os candidatos, o empate entre Duciomar e Valéria persiste. Ele detém 20% dos votos espontâneos, quatro pontos a mais que em agosto, enquanto a democrata cresceu 7%, atingindo 17% em setembro.

Segundo turno



Num virtual segundo turno, o Ibope auferiu que numa disputa entre Valéria e Duciomar, ela ficaria com 41% da preferência do eleitorado contra 30% do petebista.

Duciomar também teria uma final acirrada se seu oponente fosse o peemedebista José Priante. Seriam apenas dois pontos de diferença, sendo 36% das intenções de voto para reeleição de Duciomar contra 34% de Priante.

A única situação em que Duciomar tem vantagem sobre seu adversário no segundo turno é a de uma disputa contra o petista Mário, na qual o prefeito tem 40% das intenções de voto contra 29% do petista.

Já a candidata Valéria Pires Franco figura numa posição mais confortável segundo o Ibope. Num eventual segundo turno ela ganharia de 45% a 26% de Priante e de 49% a 19% de Mário Cardoso.

Rejeição



A pesquisa também auferiu os índices de rejeição dos candidatos. Apesar de seguir na liderança dos números com 31%, o Ibope mostra que Duciomar Costa diminuiu nove pontos percentuais em relação a setembro.

Em seguida, vem Mário Cardoso com 25% de rejeição, 12 pontos a mais que em agosto, e o delegado João Moraes com 21%. Valéria aparece estável com 14% de rejeição.

Repercussão



A nova rodada de pesquisas do Ibope desagradou os candidatos que perderam pontos nas pesquisas. Quem cresceu, acredita que vai alavancar a candidatura ainda mais com base no número de indecisos e nos índices de rejeição dos primeiros colocados.

Na liderança, Duciomar Costa se disse satisfeito com os resultados que o apontam como favorito em três importantes sondagens junto ao eleitorado. Também ressaltou a queda na rejeição ao seu nome como outro ponto positivo da pesquisa. Para ele, como a segunda colocada permaneceu nos mesmos patamares no índice de rejeição, isso significa que a população começou a tomar conhecimento de todo o trabalho realizado em sua gestão na Prefeitura de Belém, que, por decisão judicial, foi impedido de ser mostrado um mês antes do prazo do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que vedava a propaganda institucional.

Já para a candidata Valéria Pires Franco o resultado demonstra o desejo de mudança da população e a aceitação da sua plataforma de Governo. "Os números da pesquisa refletem a confiança, o carinho e o apoio que tenho recebido todos os dias da população de Belém. Esse resultado mostra que estamos no rumo certo e nos estimula ainda mais a fortalecer o compromisso de cuidar das crianças, dos idosos, dos jovens, e de toda a família", afirmou a democrata.

O candidato José Priante (PMDB) disse que os resultados não refletem a preferência do eleitorado nas ruas. "Me sinto confuso. Estes números não batem com o que a gente tem sentido nas ruas. Todos nós candidatos, da mesma forma, temos feito aferições em institutos de pesquisas, e posso garantir que este resultado não condiz com a realidade", afirmou.

Arnaldo Jordy também compartilha a mesma opinião e faz críticas ao Ibope. "Não acredito no Ibope, não é e nem nunca foi um instituto confiável, acredito que esta pesquisa está mais para formar a opinião do eleitor do que para auferir a vontade do povo", afirmou o candidato do PPS, ressaltando, entretanto, que apenas os índices de rejeição do atual gestor Duciomar Costa e o número de indecisos podem ser levados em consideração. "O número de indecisos ainda é muito alto", disse.

A coordenação de campanha da candidata Marinor Brito declarou que apesar da tendência de polarização é evidente o crescimento da candidata do PSOL no pleito. "A gente acha que a Marinor teve um índice de crescimento muito maior do que o que diz a pesquisa, fator que deve melhorar ainda mais se considerarmos o alto índice de rejeição do prefeito e a queda e a estagnação dos outros candidatos. Só quem cresceu foi a Marinor e a Valéria. Tudo isso nos faz ter a certeza de que vamos chegar no segundo turno", afirmou o coordenador de campanha, Fernando Carneiro.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu entrar em contato com os candidatos Mário Cardoso (PT) e o delegado João Moraes (PSL) para que eles pudessem comentar a pesquisa.

A pesquisa foi registrada sob o nº 2098/2008 no TRE-PA.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host