UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

04/09/2008 - 19h04

Em Icoaraci, Priante promete "olhar de forma especial" para o bairro

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Reforma administrativa para fomentar a indústria e o comércio de Icoaraci. Esta foi a promessa do candidato José Priante (PMDB), pela coligação "Melhor para Belém", para dinamizar a economia de Belém. Durante encontro com empresários de Icoaraci na sede da Associação Comercial e Industrial daquele distrito, o candidato ouviu as reivindicações do setor e apresentou suas principais propostas de governo para revitalizar o setor. Dentre elas, ganha destaque a futura criação da Secretaria Municipal de Abastecimento e Pesca.

O novo órgão, que atenderá toda a região, fixará sede no distrito, que hoje desponta como pólo de pesca dentro de Belém. Além disso, segundo Priante, se for eleito, o distrito vai receber também uma das cinco novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que serão construídas na cidade, e vão funcionar como prontos-socorros de médio porte.

  • José Priante (PMDB) na sede da Associação Comercial e Industrial de Icoaraci

Outra medida anunciada por Priante é a drenagem do canal do Paracuri em acordo com a população. "Há poucos dias estive em caminhada na rua Berredos, que sofre com os alagamentos, e descobri que os moradores das áreas afetadas nem sabem como é o projeto. Isso é um absurdo", disse com indignação o candidato, lembrando que a obra possui recursos federais do PAC.

Reclamações



Os empresários icoaracienses, tendo a frente o presidente da associação, Luiz Otávio Rei Monteiro, se queixaram bastante do abandono do distrito por sucessivas administrações do poder público em nível estadual e municipal. Entre as principais reclamações, a falta de incentivo aos setores de indústria e comércio, o caos no transporte, a não-valorização dos artesãos e de outros segmentos culturais e o abandono na área da saúde.

Com relação à esta falta de incentivo do setor produtivo, Priante disse que percebe um descompasso entre a contribuição do distrito na arrecadação e aquilo que recebe em troca na forma de investimentos. "É impossível pensar indústria em Belém sem pensar em Icoaraci. O poder público tem uma dívida com o distrito e nós vamos mudar isso", garantiu, anunciando também uma completa reordenação das feiras, mercados e demais áreas de comércio.

Na área do esporte e lazer, Priante garantiu que vai realizar um antigo anseio dos moradores que é um ginásio esportivo. Já sobre o artesanato, o candidato lembrou que já fez reuniões com representantes de toda a cadeia produtiva e apresentou propostas como a criação de um pólo de artesanato para incentivar também o turismo no distrito, sobretudo na ilha do Outeiro.

No final, ele ainda respondeu perguntas dos empresários e finalizou declarando que vê Icoaraci como uma cidade dentro de Belém, com peculiaridades que precisam ser respeitadas por qualquer gestor. "Nossa gestão vai olhar para Icoaraci de uma forma muito especial", concluiu o candidato a prefeito.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host