UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/08/2008 - 11h16

Em Belém, candidatos se apóiam em padrinhos políticos na estréia do horário eleitoral

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém

OPINIÃO

Você costuma visitar o
site dos candidatos?

Eles não estão pleiteando nenhum cargo político nestas eleições. Tampouco podem influenciar diretamente na nova administração, mas foram figuras recorrentes no primeiro dia de programa eleitoral das eleições majoritárias em Belém, que aconteceu nesta quarta-feira (20). São os padrinhos políticos que apareceram na telinha para reforçar as propostas de boa parte dos candidatos ao pleito.

Do presidente Lula a governadora Ana Júlia Carepa, passando por senadores, ministros e até ex-prefeito, como Edmílson Rodrigues, os vídeos procuraram mostrar o quanto estas parcerias podem fortalecer a trajetória do candidato.

Com três partidos aliados disputando o controle do Executivo Municipal, --PT, PTB e PMDB-- o presidente Lula foi a "grande noiva" do horário eleitoral gratuito de Belém. Ele apareceu deixando mensagens de apoio aos candidatos Mário Cardoso (PT) e José Priante (PMDB), mas também, de acordo com a coordenação da campanha petebista, já deixou seu depoimento gravado para o atual prefeito, Duciomar Costa, que tenta a reeleição.

O candidato Mário Cardoso foi quem mais trouxe padrinhos para a disputa. E foram esses depoimentos que ocuparam a maior parte dos 3min25s de exibição na TV. Foram mensagens do presidente Lula, do presidente nacional do PT, Ricardo Benzoini, do ministro Luiz Dulci, do senador Eduardo Suplicy, Marina Silva e da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. Todas destacando a trajetória de Cardoso enquanto militante, político e educador.

Em 1min32s, a candidata do PSOL, Marinor Brito também trouxe ícones da legenda para reforçar sua campanha. A ex-senadora Heloísa Helena fez um discurso engajado pelo nome da companheira de partido, classificando-a principalmente como a "grande alternativa" deste pleito para uma mudança de gestão. Marinor também "colou" sua imagem a do ex-prefeito Edmílson Rodrigues, exibindo-o nas caminhadas e como referência dos discursos e programas de governo.

O candidato José Priante (PMDB) também usou o apoio de Lula como um trunfo para atrair mais investimentos para Belém, caso eleito. No programa dele, aliás, os recursos obtidos pelo intermédio do mandato do ex-parlamentar, que já está há vinte anos na vida pública, deram o tom da campanha eleitoral. O vice, Zeca Pirão (PP), também apareceu no vídeo prometendo fazer uma administração "moderna, transparente e solidária".

A candidata Valéria Pires Franco (DEM) apostou no tema "família" para conquistar o eleitor no seu primeiro dia de programa eleitoral. Imagens do casamento, dos cinco filhos, depoimentos da mãe e da avó, e da trajetória política de Valéria foram uma constante no vídeo, apresentando-a como a candidata mais preparada para cuidar da cidade. A temática se refletiu ainda nas propostas apresentadas na área da saúde, como a construção de um Pronto Socorro da Mulher, promessas de investimentos na educação integral e em segurança.

Com apenas 1min24s, o candidato João Moraes (PSL) se deteve na apresentação daquilo que considera o seu grande mote de campanha: a criação das subprefeituras nos bairros, a serem gerenciadas pelos líderes comunitários escolhidos pelo povo.

Arnaldo Jordy usou os seus 2min17s de tempo na TV para criticar as promessas não cumpridas e também para mostrar o quanto a sua trajetória, de mais de vinte anos na política, pode contribuir pela melhoria da cidade. Também pediu apoio da família, dos pais e dos jovens.

No primeiro vídeo de campanha de Duciomar Costa (PTB) nada de padrinhos políticos ou longos depoimentos do candidato pedindo votos. A prioridade foi mostrar as obras de maior destaque da atual gestão, dentre elas, o programa de pavimentação de ruas, a duplicação da avenida Duque de Caxias, obras de saneamento no bairro da Terra Firme e o Fundo Ver-o-Sol, programa de crédito para micro e pequenos empresários.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host

    OPINIÃO

    Você costuma visitar o
    site dos candidatos?

    %>