UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

11/08/2008 - 10h43

Sociólogo discute propostas contra violência em Belém com candidata democrata

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Para reforçar seu programa de governo para Belém, a candidata democrata Valéria Pires Franco recebeu neste final de semana o ex-secretário de segurança de Bogotá, o sociólogo Hugo Acero. Ele foi responsável por reduzir em cerca de 70% a taxa de homicídios daquela que era então uma das cidades mais violentas do mundo.

  • Divulgação

    Hugo Acero durante caminhada
    com candidata do DEM, Valéria
    Pires Franco, pelas ruas de Belém

Consultor da ONU, Acero está rodando as capitais a convite dos democratas e, em Belém, visitou a Terra Firme, um dos bairros tidos como dos mais violentos da capital paraense. E os pontos que mais lhe chamaram atenção na visita foram a falta de infra-estrutura da polícia, o excesso de grades nas residências e comércios e um grande número de pessoas trabalhando nas ruas. O que, na opinião dele, se assemelha em alguns aspectos ao cenário vivido por seu país em passado recente.

O sociólogo falou sobre sua experiência no combate à violência e discutiu ações municipais na área de segurança. Para ele, uma das saídas para a insegurança é a construção de estações policiais com infra-estrutura; policiamento intensivo nas áreas de maior risco social; a criação de shoppings populares para evitar que trabalhadores fiquem expostos ao sol e à chuva; e também o reforço na área de cultura e lazer, como por exemplo, com a criação de bibliotecas vinculadas a parques e outros espaços públicos, implantação de escolas e centros culturais; melhorando a habitação das famílias e a infra-estrutura dos bairros.

"Se não tivermos um sonho nunca vai acontecer nada", disse Acero, que já levou essa sua experiência para outros países, como, por exemplo, ao Equador.

A candidata que já tinha conhecido o trabalho de Acero em visita à Bogotá, se comprometeu em colocar em prática as idéias propostas. Na experiência dos shoppings populares para os trabalhadores do mercado informal, os espaços seriam dotados de creches para atender as mães que não têm onde deixar os filhos enquanto trabalham. "Isso é garantir cidadania. É cuidar das pessoas", disse Valéria, que se mostrou indignada com a realidade vivida pela Terra Firme e outros bairros de Belém.

Em reunião realizada com as lideranças locais e moradores, a presidente do centro comunitário Ana Lúcia disse que os moradores são discriminados por morarem naquele setor. "Precisamos de ajuda, porque nossos jovens estão perdendo emprego por causa da violência que ocorre aqui no bairro", afirmou.

Em resposta, Valéria afirmou que vai aumentar os investimentos para resolver estes e outros problemas da Terra Firme, como a falta de espaços de lazer para os jovens, falta de iluminação nas ruas e, ainda, escassez de creches. "Como prefeita de Belém não vou jamais fechar o olhos para esse grau de desigualdade, por isso assumo o compromisso de trabalhar duro todos os dias para que as pessoas não tenham mais vergonha de esconder que moram na Terra Firme", assegurou Valéria, anunciando que pretende criar ainda uma Secretaria Municipal de Prevenção à Violência para atuar em parceria com o Estado.

O roteiro de visitas de Acero em Belém incluiu ainda reuniões com vereadores da coligação "Pra Belém ficar pai d'égua", assessores e lideranças partidárias e comunitárias pelos bairros de Canudos e Nazaré.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host