UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

29/07/2008 - 12h39

Duciomar e Valéria estão empatados em Belém

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Pesquisa do Instituto Vox Populi divulgada na segunda-feira (29) em Belém aponta um empate técnico entre o atual prefeito, Duciomar Costa (PTB), que tenta a reeleição, e a candidata Valéria Pires Franco (DEM). A pesquisa encomendada pelo jornal "Diário do Pará" mostrou que o atual gestor, que conta com 28% da preferência do eleitorado, está com uma ligeira vantagem sobre a segunda colocada, que detém 22% das intenções de voto. A margem de erro da amostra é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Esta é a segunda pesquisa sobre o cenário eleitoral da capital paraense.

O candidato peemedebista José Priante segue na terceira colocação com 11%, seguido de Mário Cardoso (PT), com 8%, e Arnaldo Jordy (PPS), com 7%. Mais atrás na pesquisa estão Marinor Brito (PSOL), que obteve 2% das intenções de voto, e João Moraes (PSL), com 1%. Se as eleições fossem hoje, o número votos nulos ou em branco ficaria em 12%. O número de eleitores indecisos não foi divulgado na pesquisa.

O levantamento foi feito com 600 eleitores do município de Belém de diversas faixas etárias, sexo e classe social, entre os dias 17 e 19 de julho de 2008. A pesquisa do Vox Populi está registrada na 98ª zona eleitoral, sob o registro de número 1297/2008.

Na pesquisa espontânea, o candidato à reeleição, Duciomar Costa, sai na frente dos demais adversários com 17% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem a candidata Valéria com 8%. Mário Cardoso e José Priante aparecem empatados com 3%. Arnaldo Jordy e Marinor Brito aparecem com 2% e 1% respectivamente.

2º Turno

O Vox Populi também realizou projeções de cenários de disputa entre o candidato à reeleição e os demais adversários para o segundo turno nas eleições da capital paraense e o resultado é surpreendente. Se tivesse um segundo turno entre Duciomar Costa e Valéria, o empate persistiria. Segundo a pesquisa do Vox Populi, os dois possuem exatamente 37% das intenções de votos dentre os consultados.

Se o segundo turno fosse entre Arnaldo Jordy e Duciomar Costa, o segundo ganharia por 40% a 31%. Contra Marinor Brito (PSOL) a vantagem do atual gestor seria ainda maior, com 45% das intenções de voto para Duciomar, enquanto a adversária teria apenas 17%. Numa disputa com Mário Cardoso, o quadro seria 26% a 43% para o petebista, enquanto que na disputa com Priante, Duciomar também venceria por 40% e 32%.

Rejeição

A pesquisa eleitoral mostrou também que a rejeição e a preferência andam lado a lado com relação a Duciomar Costa. O Vox Populi mostrou que o candidato lidera também a pesquisa com 28% de rejeição entre os eleitores consultados.
Em segundo lugar, aparece o petista Mário Cardoso, com um índice de rejeição de 16%. Em seguida, no mesmo patamar técnico, aparece Delegado João Moraes, com 8%, Valéria Pires Franco, com 7%, Priante e Marinor, com 6% cada, enquanto que Jordy teve apenas 5% de rejeição do eleitorado.

Repercussão

A publicação de mais uma pesquisa com os possíveis cenários eleitorais do pleito de outubro mexeu com a esperança dos candidatos. Para a candidata Valéria Pires Franco (DEM) os números divulgados são "estimulantes", principalmente se for levado em consideração que a maioria das campanhas ainda está apenas começando e a consulta foi feita durante o período de férias. Na avaliação dela, o bom desempenho nas pesquisas é resultado da experiência acumulada como vice-governadora e à frente secretaria especial de Proteção Social. Entretanto, a palavra de ordem em seu comitê, diz ela, é evitar o clima do "já ganhou".

Em terceiro lugar na pesquisa, o candidato José Priante (PMDB) disse à imprensa que um segundo turno com seu nome no páreo não é impossível, ainda mais se for levado em conta, que no decorrer da campanha, a tendência de quem está na frente é perder pontos, principalmente se considerar os atuais índices de rejeição dos candidatos.

Quem também comemorou os números do Vox Populi foi o candidato Mário Cardoso (PT). De acordo com informações de sua assessoria, o petista está otimista e acredita que a trajetória histórica do PT no Estado vai ajudá-lo a alavancar os números daqui para frente.

Para o candidato Arnaldo Jordy ainda é cedo pra se falar em preferências eleitorais. "Acho que pesquisa, independentemente de qual seja, a essa distância do processo eleitoral é mais para formar opinião". Para ele, somente com o início dos debates e da propaganda gratuita nos meios de comunicação, o cenário eleitoral em Belém começará a se definir. O candidato Duciomar Costa não localizado para comentar o resultado da pesquisa.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host