UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

21/07/2008 - 20h05

Em Belém, Duciomar e Valéria empatam na liderança

Irna Cavalcante
Especial para o UOL
Em Belém
Pesquisa do Ibope em Belém aponta empate técnico entre os candidatos Duciomar Costa (PTB) - que tenta a reeleição e tem 29% das intenções de voto - e a ex-vice governadora, Valéria Pires Franco (DEM), 24% do eleitorado, nesta fase inicial de campanhas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, Duciomar tem vantagem de cinco pontos percentuais sobre Valéria. Na simulação de um possível 2º turno, o cenário eleitoral muda, e Valéria fica à frente de Duciomar. A pesquisa foi encomendada pela direção nacional do DEM e é a primeira amostra após o registro final das candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 7 e 10 de julho. A pesquisa está protocolada na 98ª Zona Eleitoral de Belém, sob o número 1119/2008.

Na pesquisa estimulada, o ex-deputado federal José Priante (PMDB), aparece como terceiro colocado, com 10% da preferência dos consultados. Ele é seguido de perto pelo ex-secretário de Educação, Mário Cardoso, do PT, com 7%.

O deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS) aparece com 5%, a vereadora Marinor Brito (PSOL) tem 2%, enquanto que o ex-delegado João Moraes (PSL), com 1%. Dentre os consultados, 11% disseram que vão anular ou votar em branco, e outros 12% ainda estão indecisos.

2º Turno

A pesquisa testou ainda o nome dos quatro primeiros colocados para um possível segundo turno. De todos os cenários, o atual prefeito Duciomar Costa só perderia para Valéria Pires Franco - 46% a 32%. Uma diferença de 14 pontos percentuais.

Em um cenário com Duciomar Costa contra José Priante há um empate técnico. O atual prefeito aparece com 38% contra 35%. Por outro lado, se fosse à reta final com o petista Mario Cardoso, a diferença aumentaria para 10 pontos percentuais, ficando 41% a 31% para Duciomar Costa.

Já se a ex-vice-governadora fosse para uma disputa com o peemedebista José Priante, o resultado seria 48% a 27% em favor da candidata da coligação DEM-PSDB. Enquanto que numa disputa com o petista Mário Cardoso, Valéria ganharia de 53% a 23%. E se o adversário de Priante fosse o Mário Cardoso, ele venceria a eleição por 41% a 23%.

Repercussão

Apontado como um dos favoritos entre os consultados na pesquisa do Ibope para alçar ao posto de chefe do Executivo Municipal, o candidato Duciomar Costa, da coligação "Unidos Por Belém", preferiu evitar o clima do "já ganhou" e observa com cautela os resultados.

"Estou feliz de estar na primeira colocação, mas acredito que esta pesquisa ainda não reflete o cenário político das eleições porque a maioria das campanhas sequer estar nas ruas. Houve uma demora por parte do TRE da liberação dos CNPJ, o que só foi feito no final da semana passada, e isso fez com que todos estivessem mais tímidos neste início de campanha", afirmou Duciomar, reiterando ainda que somente nos últimos quinze dias de campanha será possível tacar um diagnóstico mais preciso sobre o pleito de outubro.

Ele também lançou suspeita sobre os dados apontados no segundo turno. "È estranho que a candidata Valéria esteja na frente no segundo turno, porque a coligação que teria melhores condições de agregar aliados para compor é a minha", disse.

Para a candidata Valéria Pires Franco, da coligação "Pra Belém ficar Pai d'égua", por sua vez, o resultado da pesquisa é um reconhecimento da população ao trabalho que realizou como vice-governadora e como secretária especial de Proteção Social.

"À frente desses cargos trabalhei todos os dias em benefício da população, e não apenas às vésperas de eleição como fazem muitos dos que se elegem", disse Valéria.

Ela também garantiu que apesar da vantagem nesta reta inicial de campanha, principalmente nos segundo turno, a orientação é ter cautela nos comitês. "Quero conversar com o maior número de pessoas em toda a Belém", disse, afirmando que vai continuar ouvindo a opinião de cada um, porque entende que o diálogo é uma das ferramentas mais importantes para a construção de uma Belém mais justa, humana e menos desigual.

"Essa recomendação vale também para a nossa militância para que não se acomode com o clima do já ganhou. No que depender de mim, vou cuidar todos os dias de Belém. Serão cuidados com a saúde, a educação, a infra-estrutura, à segurança e, sobretudo, com a nossa gente", garantiu Valéria.

O deputado Arnaldo Jordy (PPS) também se manifestou sobre os números do Ibope e contestou o resultado. "Eu não acredito. Em todas as pesquisas anteriores ao registro, os dois candidatos que estão supostamente na frente estavam com números bem abaixo do que foi demonstrado. Por isso, prefiro esperar para ver mais lá na frente", afirmou.

Os candidatos José Priante (PMDB) e Mário Cardoso (PT), que aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente, não foram localizados para comentar o assunto.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host