UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

02/07/2008 - 11h39

Meio ambiente é principal bandeira de candidata em Belém

Adriana Monteiro
Especial para o UOL
Em Belém
A candidata a prefeita de Belém (PA), Valéria Pires Franco, da coligação DEM/PSDB "Pra Belém ficar Pai D'Égua" - gíria local que significa quanto mais bonito melhor - tem usado uma bandeira diferente das defendidas pelos seus concorrentes. Além dos assuntos considerados de maior relevância - saúde, educação e segurança, - a candidata afirma que um dos seus maiores desafios para a metrópole da Amazônia é "desenvolver programas para uma Belém sustentável".

Valéria afirma que atualmente as ações de controle ambiental não são suficientes para conter a devastação e as queimadas no Pará, que foi considerado o segundo estado brasileiro com maior índice de desmatamento. Os municípios da Região Metropolitana de Belém também sentem o impacto da diminuição das áreas verdes, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

"Os dados são preocupantes e nos alerta para a necessidade de ações propositivas de cunho socioambientais. Entre 2001 e 2006, o desmatamento médio anual nessa área foi de quatro quilômetros quadrados, o que corresponde a 27 bosques Rodrigues Alves (parque zoobotânico com 150 mil metros quadrados localizado no centro da cidade) por ano", declarou a candidata.

Ainda com base na pesquisa do Imazon, existe a necessidade de estimular o uso das praças e de núcleos de áreas verdes nos centros urbanos. "Afinal, são espaços socioeducativos e de lazer que asseguram qualidade de vida e menos violência, principalmente entre jovens", afirmou.

O documento também revelou que dos 137 bairros da Grande Belém, apenas 75 têm praças, que em geral estão localizadas no centro e nos bairros do seu entorno, limitando o acesso da população da periferia. Quatorze bairros não possuem uma única praça.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host