UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

30/06/2008 - 14h24

Ainda sem alianças, PT lança Mario Cardoso à Prefeitura de Belém

Adriana Monteiro
Especial para o UOL
Em Belém
Mário Cardoso, ex-deputado estadual e ex-secretário de Educação, foi oficializado como candidato do PT à Prefeitura de Belém, capital paraense, no domingo (29), durante convenção que contou com a presença da governadora Ana Julia Carepa (PT) e centenas de militantes petistas. A legenda, no entanto, ainda não definiu quem será o vice na chapa, vaga que deverá ser preenchida por um indicado da base aliada.

Os petistas vêm negociando com pelo menos cinco partidos ¬- PC do B, PSB, PMN, PTN e PHS, de acordo com o presidente do PT, vereador Adalberto Aguiar. "Queremos ampliar nosso leque de alianças e selar a vitória do povo de Belém", declarou.

O presidente do PT destacou ainda que a candidatura de Mário Cardoso contou com o apoio da militância petista e que a convenção "mostrou que o partido está unido" com outras legendas do bloco democrático popular. Aguiar disse que a campanha municipal está fortalecida por conta dos governos Ana Julia Carepa e Lula e disse acreditar que a vitória é certa: "O professor Mário Cardoso representa a certeza de mudanças e a conquista de uma cidade feliz", afirmou.

O PPS confirmou a candidatura do deputado estadual Arnaldo Jordy às eleições de outubro e, a exemplo do PT, ainda não apresentou candidato a vice por conta de negociações com possíveis alianças. Um dos nomes que figuram entre os listados pelo PPS é o do vereador Daniel Pegado, atual líder do PP na Câmara Municipal, e dos médicos Amaury Dantas, ex-secretário municipal de Saúde na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, e Hélio Franco. Jordy cumpre o sexto mandato em eleições consecutivas. Foi quatro vezes vereador e duas vezes deputado estadual. "A verdadeira revolução é a da educação, do conhecimento, do saber", afirmou Jordy.

O candidato socialista defende a criação da escola em tempo integral e da Guarda Cidadã, como algumas das políticas públicas prioritárias na sua proposta de governo. Jordy também apresenta propostas para o transporte coletivo, ao qual diz necessitar urgente de planejamento, e saúde pública.

Maratona

Nesta segunda-feira (30), será a vez do PSDB, DEM, PMDB e PTB entrarem em convenção. Os peemedebistas devem confirmar a candidatura do ex-deputado José Priante para a disputa, enquanto PSDB e DEM homologam a composição da chapa que traz a ex-governadora no governo tucano Valéria Pires Franco (DEM), como candidata à prefeita, e o arquiteto Paulo Chaves (PSDB), a vice.

Primeiro partido a definir nome para a disputa eleitoral de outubro, o PTB lança Duciomar Costa à reeleição. O candidato a vice-prefeito ainda é alvo de conversões com a base aliada. Entre os partidos que podem formalizar apoio aos petebistas, estão PDT, PR, PSDC, PHS, PTC e PRTB. O PV confirmou apoio a Duciomar na convenção também realizada hoje à tarde.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Belém - PA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host