UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

23/06/2008 - 18h41

Sem candidato próprio, PSDB fecha com o DEM em Belém

Adriana Monteiro
Especial para o UOL
Em Belém
Depois de decidir não lançar candidato próprio em Belém (PA), o PSDB compôs aliança com DEM e deixou aberturas para apoiar, no segundo turno, também o PR, PMDB e PTB, que estão entre os partidos de maior representatividade no Estado. A decisão, oficializada em convenção no domingo (23), exclui apenas o PT entre as principais siglas que vão disputar as eleições para prefeitura. O evento, que lançou o arquiteto Paulo Chaves (PSDB) como vice na chapa de Valéria Pires Franco (DEM), foi recheada de críticas ao atual governo do Estado, administrado por Ana Julia Carepa (PT).

O presidente do PSDB no Pará, senador Flexa Ribeiro, classificou o atual governo como "sem rumo e sem gestão", além de tentar fazer uma "cópia mal feita" da política implementada pelo governo federal. O PT deve lançar candidatura própria à prefeitura. O nome do ex-secretário estadual de educação, Mário Cardoso, continua sendo o mais forte para concorrer ao pleito.

Além de definir as alianças para as eleições de outubro, os tucanos trabalham o atual cenário político como o ponto de partida para a disputa do governo do Estado, em 2010. "O PSDB é um partido que tem proposta, que tem modelo eficiente de gestão, porque sabemos ser governo e ser oposição", disse o ex-governador Simão Jatene.

No âmbito municipal, a decisão de apoiar Valéria Pires Franco, mas com aberturas para alianças num possível segundo turno, permite que o PSDB ganhe maior espaço na disputa. O atual prefeito e candidato a reeleição, Duciomar Costa (PTB), é um dos que receberá apoio tucano. A homologação da candidatura de Duciomar ocorrerá no último dia do prazo definido pela justiça eleitoral, dia 30.

"Fizemos alianças com partidos cujos programas de governo condizem com as propostas do PSDB", declarou Flexa Ribeiro, depois de admitir coligações com o PR e PMDB.

Durante a semana, o PSDB dará continuidade às convenções por todo o Estado. No total, já foram definidas 35 candidaturas a prefeito e 26 de vice-prefeito, após os nove encontros realizados nos últimos dois meses e que reuniram lideranças e militantes do partido.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host