UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/10/2008 - 17h36

Secretário nacional do PT avalia que partido saiu fortalecido das eleições

Iolando Lourenço
Da Agência Brasil
A Executiva Nacional do PT está reunida nesse momento para fazer uma avaliação do desempenho do partido nas eleições municipais encerradas neste domingo (26).

Ao chegar para a reunião, o secretário nacional do partido, deputado José Eduardo Cardozo (SP) disse que o PT saiu muito bem desse processo eleitoral.

"Tivemos um crescimento de mais de 30% do ponto de vista da eleição municipal anterior. Conquistamos cidades importantes e perdemos também cidades importantes, mas o PT saiu fortalecido. Foi o partido que mais reelegeu prefeitos o que mostra o reconheimento da populção às nossas políticas de governo. Portanto saímos muito bem da eleição e aplainamos agora o período em que vamos buscar construir nossa candidatura para suceder o presidente Lula".

O secretário informou também que, para a escolha do sucessor do presidente Lula, haverá diálogo, com todos os partidos aliados "com absoluto respeito, ouvindo e dialogando, e ao final aquele que tiver o candidato mais viável é que estará representando esse conjunto de forças".

Cardoso disse ainda considerar absolutamentne normal que o PMDB reivindique o cargo. Lembrou , no entanto, que o PT tem todo o espaço para a construção de uma candidatura que represente "o ato de sustentação do Presidente Lula. Nós preferimos, com todo o respeito aos nossos aliados, que a candidatura seja do PT. Vamos dialogar com todos, mas vamos buscar construir esse processo com um candidato petista."

Ainda segundo Cardoso, o PT saiu coeso do processo eleitoral. Segundo ele, o partido vai inteiro e unido para a disputa presidencial de 2010.

Sobre o grande número reeleições registradas no país, Cardoso afirmou na maioria dos municípios ela se deu em função do clima político que vive o Brasil. "O bom clima político que temos hoje favorece quem está no governo e claro que os prefeitos dentro dos partidos de oposição ou da base de apoio ao governo saíram muito favorecidos desse processo político. Isso é absolutamente natural. Se fosse um momento em que o governo federal estivesse mal, refletiria para todos os prefeitos".

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host