UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

27/10/2008 - 14h33

PT se fortalece na região do ABC após eleições municipais

O PT pode ser considerado o grande vencedor das eleições municipais no ABC. Mesmo com a derrota no município de Santo André, após 12 anos de administrações petistas, o partido do presidente Lula arrebatou, no segundo turno, 39% do eleitorado de São Bernardo, Santo André e Mauá. Seis cidades da região continuam administradas por partidos aliados à base do Governo Federal. Apenas Rio Grande da Serra é liderada pelo PSDB, do bloco de oposição.

Entre as sete cidades da região, o PT passa a governar três municípios em 2009. Hoje, o partido lidera duas prefeituras (Diadema e Santo André). A eleição de Luiz Marinho, em São Bernardo, quebra um jejum de 20 anos sem vitórias do partido na cidade. O último prefeito do PT no município foi Mauricio Soares (1989 - 1992). Diadema e Mauá também serão governadas, no próximo ano, por prefeitos do PT, Mário Reali e Oswaldo Dias, respectivamente.

Outro partido que se destacou na região foi o PTB. O partido de Aidan Ravin, vencedor em Santo André e, de José Auricchio Júnior, reeleito em São Caetano, conquistou o voto de 16% dos eleitores no segundo turno.

1º turno X 2º turno



Na análise comparativa entre os dois turnos das eleições, o PTB foi o partido que mais conquistou votos, passando de 143.488 (8%) para 214.810 (16%). A recuperação de Aidan Ravin, segundo colocado na primeira etapa de Santo André, representou a alta votação do partido.

O PT conquistou 27% dos votos válidos no primeiro turno das sete cidades da região. Já na segunda fase de votações, o partido foi o escolhido entre 39% (530.467) dos eleitores.

Na contramão de PTB e PT, o PSDB perdeu votos entre os dois turnos. Na soma dos votos de todas as cidades, no primeiro turno, o partido tucano recebeu 258.050 (14%) escolhas. Na segunda fase, apenas 13% (170.728) dos eleitores optaram pelo PSDB.

Vereadores



A composição do Poder Legislativo no ABC também é favorável ao PT. Do total de 107 vereadores na região, o partido contará, em 2009, com 24 (22,4%) representantes. Atualmente, a legenda possui 22 vereadores.

O PSDB contará com cinco representantes a menos nas sete câmaras da região, passando de 20 para 15 vereadores. Mesmo assim, o partido é o segundo em representatividade no Legislativo.

Mesmo com o aumento no número de vereadores no ABC, o PT deverá ter dificuldades para governar em alguns municípios. Em São Bernardo, o prefeito eleito Luiz Marinho conta com o apoio de nove vereadores aliados, contra 12 da oposição. Na Câmara Municipal, projetos do Executivo necessitam de votação maioral - 11 vereadores - para serem aprovados. (Renato Neves/RROnline)

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host