UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 20h19

Eduardo Paes dedica vitória a Cabral e agradece Lula

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
Atualizada às 23h26

Após vitória, Paes já pensa no futuro


    Ainda na porta de sua casa, na Barra da Tijuca, o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), dedicou neste domingo (26) a vitória ao governador Sérgio Cabral (PMDB) e agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o apoiou no segundo turno.

    "Dedico essa vitória ao político que mudou a maneira de fazer política nessa cidade e nesse Estado, que é o governador Sérgio Cabral. O povo do Rio vai ter a partir de agora um trabalho de parceria: o município, o governo estadual e federal trabalhando juntos. Queria agradecer também o presidente Lula. O Rio vai melhorar, vai ficar muito melhor com Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o presidente", disse o eleito.

    Mais tarde, Paes concedeu a primeira entrevista coletiva como prefeito eleito. "Quero agradecer à lealdade do deputado Fernando Gabeira e também a todos os candidatos que disputaram o primeiro turno", disse o prefeito eleito, que também enumerou os apoios obtidos nos partidos que o apoiaram no segundo turno. Ele acrescentou que já havia falado com Gabeira pelo telefone e desmentiu a existência de rancores. "Tenho certeza de que o deputado Fernando Gabeira vai ser um grande parceiro para fazer desta uma cidade melhor e mais justa".

    Sobre a possibilidade de administrar uma cidade partida, Paes afirmou que "as divisões acabaram hoje, no momento da eleição". Também disse esperar por uma transição madura, em diálogo com o prefeito Cesar Maia, seu ex-aliado político, que se tornou rival durante a campanha. A formação do secretariado foi anunciada ainda para esta semana.

    Análise: postura de Paes é incógnita



      "O prefeito Cesar Maia tem que olhar para a frente. Ele tem que saber que o Rio de Janeiro tem um novo prefeito e o nome dele é Eduardo Paes", respondeu ao ser questionado sobre se temia sofrer alguma sanção da Justiça Eleitoral pelos incidentes que marcaram sua campanha, como a apreensão de panfletos e de merenda do governo estadual, em um comitê de campanha.

      O prefeito eleito também disse que vai procurar parcerias para gerir a Cidade da Música e vai garantir o reajuste anual dos servidores municipais. Também descartou o aumento de IPTU diante de um orçamento apertado e prometeu procurar os atuais vereadores para sugerir ajustes no orçamento.

      A aprovação automática também foi citada durante a coletiva: "O decreto que acaba com a aprovação automática será assinado como ato contínuo a nossa posse", prometeu. "A população disse um 'não' a ela e vou conversar com servidores do magistério para chegar a uma alternativa melhor", concluiu.

      Crivella na comemoração



      Cerca de 200 militantes acompanharam o prefeito no comitê de campanha do Recreio dos Bandeirantes. Munidos com bandeiras e faixas, numa festa que contou com distribuição de cerveja e um caminhão que repetia o jingle da campanha, além de batucadas de samba e de funk, eles se misturaram a políticos que foram cumprimentar o peemedebista.

      Além do governador Sérgio Cabral (PMDB), que acompanhou a apuração na casa do candidato, esteve presente o deputado estadual Pedro Paulo (PSDB), que já foi chefe de gabinete de Paes e está ameaçado de expulsão do partido, por infidelidade, uma vez que o candidato a vice-prefeito do candidato derrotado Fernando Gabeira (PV) preside o Diretório Regional do PSDB. Pedro Paulo, que participou de outros atos da campanha peemedebista, chegou a ser mencionado nos agradecimentos de Paes.

      O senador Marcelo Crivella (PRB), derrotado na disputa pela Prefeitura carioca ainda no primeiro turno, também compareceu e não descartou que seu partido venha a participar da administração Eduardo Paes. Crivella contradisse discurso do prefeito eleito, contrário à idéia de "cidade partida": "Esta foi uma vitória dos mais pobres. Eu nunca vi a zona sul tão mobilizada quanto hoje, pelo Gabeira", afirmou, em referência aos eleitores que circularam pela cidade vestidos de verde.

      Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host

        Após vitória, Paes já pensa no futuro