UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 17h55

Petista Antônio Gomide vence com tranqüilidade em Anápolis (GO)

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL Eleições
Em Goiânia

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['go92215']
O petista Antônio Gomide deixou a condição de azarão do primeiro turno para se tornar vencedor em Anápolis, a única cidade do Estado de Goiás a ter disputa em segundo turno. Ele teve 122.245 votos (75% dos votos válidos), contra 39.394 votos de Onaide Santillo (PMDB).

A conquista da prefeitura de um dos centros econômicos mais importantes de Goiás foi feita de surpresas e aglutinação de forças. No final, Gomide, vereador na cidade por três mandatos, garantiu a vitória sobre a peemedebista Onaide Santillo, representante de uma família tradicional na política do Estado.
  • RENATO CONDE/DM

    Gomide vence em Anápolis. Com a vitória, o PT se fortalece no Estado


    Duas semanas antes do primeiro turno, as pesquisas de opinião apontavam o petista entre o terceiro e o quarto lugar. Portanto, fora da disputa. Mas, nas urnas, o resultado foi bem diferente: terminou em primeiro lugar. No segundo turno, reuniu apoios, não teve dificuldade para ampliar a vantagem e assegurar a vitória para o primeiro cargo executivo de sua carreira política. Formalmente, foi apoiado pelo governador Alcides Rodrigues e pelo ministro Patrus Ananias.

    Antonio Gomide

    • Partido: PT
    • Idade: 48
    • Profissão: Odontólogo
    • Naturalidade: Goianésia (GO)
    • Patrimônio: R$ 154.826,85

    Com a vitória, o PT se fortalece e passa a administrar, a partir de 2009, 13 prefeituras no Estado. Além disso, é vice em outras 19, inclusive em Goiânia. E passa a ser a "noiva desejada" para 2010 com duas possibilidades: fortalecer a possível frente peemedebista encabeçada por Iris Rezende ou ainda ser um aliado de frente de uma terceira via para o governo de Goiás, mantendo oposição ao grupo liderado pelo senador Marconi Perillo (PSDB).

    Com 75% dos votos, Gomide vence em Anápolis


    Tradição



    Gomide, 48 anos, também faz parte de uma família de tradição política na cidade. Ele é irmão do deputado Federal Rubens Otoni (PT), um dos principais articuladores de sua campanha. Na campanha também recebeu outros apoios importantes, como o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson Guimarães (PT). Atualmente, é vereador em seu terceiro mandato.

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['go92215'] O petista Antônio Gomide deixou a cond%>