UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 19h13

Roberto Góes (PDT) cresce na reta final e vence disputa em Macapá

Leandro Prazeres
Especial para o UOL
Em Manaus

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['ap06050']
Roberto Góes (PDT) reverteu a vantagem de Camilo Capiberibe (PSB) e venceu o segundo turno das eleições em Macapá. A vitória reforça o prestígio político da família Góes no Amapá. Seu primo, Waldéz Góes, é o governador do Estado.

O prefeito eleito de Macapá tem 42 anos e é estudante de administração. Em 1992, foi eleito vereador. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, sendo reeleito em 1998, 2002 e 2006. A vitória de Roberto contrariou a tendência apontada pelas recentes pesquisas realizadas pelo Ibope, que colocavam Camilo Capiberibe com 17 pontos de vantagem.

O que você achou da
eleição em Macapá?


  • Divulgação

    Roberto Góes (PDT), prefeito eleito de Macapá, é primo de Waldez Góes (PDT), atual governador do Estado


    Pela primeira vez a eleição à Prefeitura de Macapá é decidida no segundo turno. Em 2004, a cidade tinha apenas 193 mil eleitores, o que segundo a legislação eleitoral impede que haja realização de segundo turno. Atualmente, Macapá possui uma população de 344 mil habitantes e 219 mil eleitores.

    Roberto Góes liderou as pesquisas de intenção de voto durante boa parte do primeiro turno, mas quase não conseguiu chegar à próxima etapa. Camilo Capiberibe ficou em primeiro com 33,07% dos votos. Roberto ficou em segundo, com 26,53% dos votos, e quase foi superado pelo terceiro colocado, o petebista Lucas Barreto, que obteve 25,19%.

    ROBERTO GÓES

    • Partido: PDT
    • Idade: 42
    • Profissão: Empresário
    • Naturalidade: Porto Grande - AP
    • Patrimônio: R$ 398,3 mil

    Góes teve o amplo apoio de seu primo, Waldez Góes. O empenho do governador causou polêmica e a Justiça Eleitoral teve de intervir. Os programas sociais promovidos pelo Estado chegaram a ser suspensos porque o juiz eleitoral Marconi Pimenta entendeu que eles estariam sendo utilizados com "fins eleitoreiros" para beneficiar Roberto.

    A costura de alianças movimentou o cenário político em Macapá. Os partidos de "esquerda" se dividiram. O PT do atual prefeito João Henrique e o PPS oficializaram apoio a Camilo, enquanto o PC do B se aliou à candidatura de Roberto Góes. Apesar dessa movimentação, o apoio mais esperado, do candidato Lucas Barreto (PTB), não veio. Ele optou pela "neutralidade" e não se aliou a nenhum candidato.

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['ap06050'] Roberto Góes (PDT) reverteu a vantagem%>