UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 19h14

Luiz Tadeu Leite (PMDB) é o novo prefeito de Montes Claros

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['mg48658']
O deputado estadual e ex-prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite (PMDB) foi o escolhido para comandar a cidade pelos próximos quatro anos após derrotar o atual ocupante do cargo na cidade, Athos Avelino (PPS).

A dupla repetiu a disputa da eleição de 2004, porém, desta vez, Leite conseguiu levar vantagem sobre Avelino, que venceu naquele ano.

O recém-eleito prefeito adquiriu vantagem no primeiro turno. Tadeu Leite chegou à frente de Avelino com 46,40%, contra 32,26% do atual prefeito.

O que você achou da
eleição em Montes Claros?

Apesar de ter recebido apoio do candidato derrotado pelo DEM, Ruy Muniz, terceiro colocado no primeiro turno, com 19,59% dos votos, Avelino não conseguiu fazer com que o apoiador transferisse os votos recebidos na primeira etapa para a sua candidatura.

Ferrenho adversário do atual prefeito, Muniz decidiu apoiá-lo praticamente sozinho. Os partidos da aliança que havia sustentado a sua candidatura (DEM, PSDB e o PDT) sinalizaram apoio a Leite no segundo turno.

A partir de 2009, Tadeu Leite, 55 anos, vai governar a maior cidade do norte do estado pela terceira vez (1982 e 1992). Anteriormente, ele exerceu mandato de vereador, em Montes Claros, e o de deputado federal.

Primeiro turno



LUIZ TADEU LEITE

  • Partido: PMDB
  • Idade: 55
  • Profissão: advogado, empresário, radialista
  • Naturalidade: Montes Claros/MG
  • Patrimônio: R$ 837.895,04
Ainda no primeiro turno, as coligações de Tadeu Leite e Ruy Muniz protocolaram representação na PF (Polícia Federal) pedindo à corporação que acompanhasse a eleição no primeiro turno na cidade. A alegação dos dois era que o prefeito estava usando a máquina pública a favor da sua campanha. Avelino negou as acusações.

Outro fato que marcou as campanhas feitas pelos dois candidatos no primeiro turno foi a disputa pela imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos respectivos programas eleitorais dos adversários deste segundo turno.

Luiz Tadeu Leite utilizou depoimento de Lula no qual o petista pede votos à população para os candidatos de partidos da base do seu governo, no caso de Leite, o PMDB.

O prefeito Athos Avelino, apesar de pertencer ao PPS, sigla de oposição a Lula, também lançou mão no seu programa do mesmo material gravado pelo presidente.

A alegação de Avelino foi que possuía bom relacionamento com o governo federal, além de ter na chapa vice do PT (Sued Botelho).

Veja mais notícias de eleições na cidade de Montes Claros - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['mg48658'] O deputado estadual e ex-prefeito de M%>