UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 18h46

Em Contagem, Marília Campos (PT) é reeleita

Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte
Atualizada às 19h12

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['mg43710']
A atual prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), foi reeleita no segundo turno e comandará por mais quatro anos a cidade que tem o segundo maior colégio eleitoral do Estado de Minas Gerais (403.661 mil eleitores). Ela obteve 174.198 votos, contra 132.066 de Ademir Lucas (PSDB). Os votos nulos somaram 19.934, os brancos e nulos, 11.168, e as abstenções, 66.295.

Marília manteve a vantagem obtida no primeiro turno, quando havia somado 43,87% dos votos válidos, contra 37,39% de Ademir Lucas, o deputado estadual e ex-prefeito Ademir Lucas. Os dois repetiram o pleito de 2004, quando polarizaram embate que verteu também para disputa em dois turnos, com vitória para a petista, contra o então prefeito tucano que tentava a reeleição. Lucas comandou a cidade por duas vezes (1988 e 2000).

  • Ronaldo Leandro/Divulgação

    No 2º turno, Marília pôde apresentar suas propostas em 1min no horário eleitoral de Belo Horizonte

  • Ronaldo Leandro/Divulgação

    A petista contou com o apoio de Dilma Rousseff (ministra da Casa Civil) e Fernando Pimentel (prefeito da capital mineira)

Sem horário eleitoral gratuito durante a campanha do primeiro turno, os eleitores da cidade puderam acompanhar os programas dos dois candidatos juntamente com a propaganda eleitoral de Belo Horizonte. O TRE-MG (Tribunal Eleitoral de Minas Gerais) determinou para o segundo turno que fossem reservados dois minutos do tempo de TV e de rádio de Marcio Lacerda (PSB) e Leonardo Quintão (PMDB) para Marília Campos e Ademir Lucas, um minuto para cada um deles.

Marília Campos (PT) é reeleita


Apoios



O histórico de apoios dos dois candidatos repetiu o que se observou em cidades onde houve a polarização entre PT e PSDB. Se em Belo Horizonte o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) e o prefeito Fernando Pimentel (PT) caminharam juntos em torno do nome de Lacerda, não houve a mesa sintonia nas outras cidades. A atual prefeita de Contagem e candidata à reeleição, Marília Campos, obteve apoio do colega Fernando Pimentel, que fez visita à cidade e pediu votos para ela.

No seu curto espaço de programa eleitoral, a recém-reeleita também exibiu depoimento do presidente Lula pedindo aos eleitores que votassem nela.

Na cidade, o PT deu mostras de caminhar unido. O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), avesso à aliança feita por Aécio e Pimentel em Belo Horizonte, também participou da campanha da petista.

MARÍLIA CAMPOS

  • Partido: PT
  • Idade: 47
  • Profissão: psicóloga
  • Naturalidade: Ouro Branco/MG
  • Patrimônio: R$ 304.400,00
Marília Campos obteve ainda nesta segunda etapa o apoio do candidato derrotado pelo PC do B, o deputado Carlin Moura, e de Paulo Mattos, que concorreu pelo PTB.

Já Ademir Lucas contou com apoio do governador Aécio Neves, que gravou para o programa do candidatado tucano. Lucas não conseguiu devolver à petista a derrota que ela impôs a ele na eleição de 2004, quando o tucano era o prefeito e tentava se reeleger, mas foi suplantado por Marília Campos.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Contagem - MG

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['mg43710'] A atual prefeita de Contagem, Marília %>