UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 18h28

Belinati vence e governará Londrina pela quarta vez

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['pr76678']
O deputado estadual Antônio Belinati (PP) venceu o segundo turno das eleições à Prefeitura de Londrina e governará o município pela quarta vez. A votação foi apertada. Com 100% das urnas apuradas, Belinati alcançou 138.926 votos, contra 129.625 de seu adversário, Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Líder nas pesquisas desde o início da campanha, Belinati bateu Hauly, que amarga a sua quinta derrota na disputa pela administração municipal. Para chegar à vitória, Belinati precisou superar também uma frente partidária que uniu o tucano e o atual prefeito de Londrina, Nedson Micheletti (PT).
  • Divulgação

    Antônio Belinati (PP) está na chamada "lista suja" da Associação dos Magistrados Brasileiros


Único entre os candidatos a prefeito do Paraná incluído na chamada lista de "fichas sujas" divulgada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Belinati chega à vitória mesmo com a sua candidatura impugnada pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) - o deputado recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Belinati é eleito em Londrina com 51% dos votos



Belinati teve o seu terceiro mandato cassado pela Câmara Municipal de Londrina, em 2000, sob a acusação de desviar R$ 100 milhões de reais dos cofres municipais e de usar indevidamente recursos públicos para sua promoção pessoal. Em 2004 conseguiu anular a suspensão dos seus direitos políticos e disputou as eleições à prefeitura, mas foi derrotado no segundo turno por Micheletti.

ANTÔNIO CASEMIRO BELINATI

  • Partido: PP
  • Idade: 64
  • Profissão: Radialista
  • Naturalidade: Campo Grande - MS
  • Patrimônio: R$ 303,4 mil

Belinati governou a cidade de Londrina em três ocasiões: 1977-1980, 1989-1992 e 1997-2000. O pepista foi ainda vereador, deputado federal e deputado estadual, cargo no qual cumpre o seu quinto mandato.

No primeiro turno, Belinati confirmou o seu favoritismo nas pesquisas eleitorais vencendo com 36,38% dos votos válidos contra 23,61% de Hauly e 22,92% do pedetista Barbosa Neto.

Já o tucano Hauly assistiu sua quinta derrota mesmo com o apoio do prefeito Nedson Micheletti (PT) e do desembarque no município de membros da cúpula tucana, como o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, o senador Alvaro Dias e o prefeito reeleito de Curitiba, Beto Richa.

A vitória de Belinati encerra a hegemonia petista que durou oito anos e ratifica a baixa influência dos governos Lula e Requião sobre os seis maiores colégios eleitorais do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['pr76678'] O deputado estadual Antônio Belinati (%>