UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

26/10/2008 - 18h48

Reeleito em Florianópolis, Berger emplaca quarto mandato consecutivo em 2 cidades

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre
Atualizada às 18h59

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '2',
cidades : ['sc81051']
Com 129.969 votos, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), foi reeleito para mais um mandato na votação deste domingo (26) na capital catarinense. Berger bateu, no segundo turno, o ex-governador e ex-prefeito Esperidião Amin (PP), que obteve 95.369 votos.

É o quarto mandato consecutivo de Berger, que foi prefeito de São José por oito anos (1997-2003), na região metropolitana.

Berger já havia vencido a disputa entre todos os candidatos no primeiro turno, registrando 39% dos votos válidos. Amin ficou em segundo lugar, com 25%. Nas primeiras pesquisas, o prefeito saiu na frente do ex-governador com uma diferença superior a 25 pontos percentuais - mantendo-se assim até o final da eleição.
  • Divulgação

    Prefeito por oito anos da vizinha São José, Dário Berger vai para o seu segundo mandato em Florianópolis


    A frente de oposição a Berger, que se viu envolvido em acusações de venda de licenças ambientais na Operação Moeda Verde da Polícia Federal, não conseguiu reverter a tendência registrada no primeiro turno. Berger também foi acusado de utilizar a máquina pública na campanha eleitoral. PT, PDT e PC do B apoiaram Esperidião Amin, mas a campanha não deslanchou.

    DÁRIO ELIAS BERGER

    • Partido: PMDB
    • Idade: 51
    • Profissão: Servidor público municipal
    • Naturalidade: Florianópolis - SC
    • Patrimônio: R$ 750,9 mil

    O candidato à reeleição, por sua vez, conseguiu aglutinar um grande espectro de apoios para o segundo turno, mesmo que alguns dos principais caciques políticos do Estado não tenham aderido formalmente à campanha. O DEM apoiou a reeleição, mas o senador Jorge Bornhausen optou pela neutralidade - Berger deixou o PFL (partido que mudou de nome para DEM) em 2004 para concorrer à Prefeitura de Florianópolis.

    Berger emplaca quarto mandato consecutivo



    O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que no primeiro turno não havia apoiado formalmente o prefeito, aderiu discretamente à campanha. Já PPS e PSDB apoiaram o projeto de reeleição desde o início da disputa em segundo turno.

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '2', cidades : ['sc81051'] Com 129.969 votos, o prefeito de Flori%>