UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

24/10/2008 - 18h46

Servidores estaduais pregam boicote contra Paes, candidato do PMDB

Thyago Mathias
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
Na antiga capital do Brasil, que concentra cerca de 270 mil servidores federais e estaduais, a candidatura de Eduardo Paes (PMDB) enfrenta a revolta do serviço público. Na quinta (23), cerca de 200 servidores da Polícia Civil e das áreas de saúde e educação do Estado do Rio de Janeiro marcharam nas ruas próximas ao prédio onde mora o governador Sérgio Cabral (PMDB). Como na paralisação do funcionalismo do judiciário, na quarta (22), os manifestantes levaram faixas com a mensagem "Servidor: não vote nos candidatos do PMDB".

"No primeiro turno das eleições municipais do Estado do Rio, os apoiadores de Cabral sofreram muitas derrotas, o que enfraqueceu politicamente o governador. Ele conta com a eleição de seu aliado Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, para minimizar os efeitos da derrota eleitoral, que enfraqueceram sua influência política", explicou, por meio de nota, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais do Rio de Janeiro, que reivindica a unificação da data-base, a reposição de 66% sobre o vencimento básico inicial e a incorporação das gratificações.

O Movimento também lembrou o episódio em que o governador chamou médicos do serviço estadual de saúde de "vagabundos": "O governador Sérgio Cabral não cumpriu suas promessas feitas na campanha eleitoral (registradas em documento e vídeo). Faltou com o decoro em declarações públicas com palavras ofensivas aos médicos do serviço público e mostra-se inapto para estabelecer negociações sérias com os servidores públicos estaduais".

Policiais militares formaram uma barreira na esquina da Avenida Delfim Moreira com a Rua Aristides Spíndola, no Leblon, para impedir que manifestantes chegassem à porta de Cabral. Com isso, eles encerraram a caminhada. No mesmo dia, à tarde, servidores do Judiciário estadual ocuparam as escadarias da Assembléia Legislativa (Alerj), novamente com faixas contra a candidatura de Eduardo Paes. O candidato não quis comentar os incidentes.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sind-Justiça), Amarildo Silva, as faixas contra o PMDB foram usadas em manifestações de serventuários por todo o Estado. Eles querem a votação pela Alerj do Projeto de Lei 1.666/08 que concede reajuste de 7,3% para a categoria, mas alegam que o Governo do Estado, que tem maioria absoluta e mantém a presidência da casa legislativa, tem impedido que a reivindicação seja posta em pauta.

A assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, sede do governo estadual, informou que um reajuste de 4% foi concedido a "vários" servidores estaduais, em 2007. Um outro reajuste, de 8%, também foi aprovado, no mês de agosto, em benefício de policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e professores.

Durante a inauguração de uma UPA, Unidade de Pronto Atendimento, em Campo Grande, na terça-feira (21), cerca de 80 funcionários do fórum de Campo Grande. Como ele teria pedido à polícia para conter os manifestantes, eles se retiraram em caminhada sob o coro de "o servidor fardado também é explorado!". Na inauguração da UPA da Penha, Cabral sequer conseguiu discursar, sob as vaias de servidores do Hospital Getúlio Vargas, administrado pelo Estado.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host