UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 09h07

Gabeira passa noite na zona oeste atrás dos votos que podem decidir eleição

Thyago Mathias
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
A quatro dias da votação que vai decidir o 2º turno das eleições no Rio, Fernando Gabeira (PV) passou a noite de terça-feira (21) para quarta-feira (22) na casa de um militante do PSDB, em Bangu.

A casa pertence a Alexandre Amaral, que se candidatou ao cargo de vereador em 2004, pelo PSDB. Fica na Rua Coroado, no sub-bairro do Jabour, em Bangu. Gabeira chegou por volta das 22h30, de terça-feira (21), conversou com a família e disse que já havia jantado.

Ele esteve acompanhado por uma das filhas, a surfista Maya Gabeira, e assessores. Acusado pelo adversário, Eduardo Paes (PMDB), de fazer "turismo eleitoral" e de desconhecer a zona oeste da cidade, o deputado federal afirmou que o pernoite seria "uma forma de estar mais perto dos problemas da comunidade".

A casa de Alexandre Amaral, de classe média, porém, foi oferecida ao deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), que concorre como vice na chapa de Gabeira e é natural do subúrbio carioca, por correligionários que devem acompanhar os candidatos em uma carreata por Bangu, logo na manhã desta quarta. Já antes das 10h, eles têm uma reunião marcada com lideranças evangélicas, em Campo Grande.
  • Marcus Veras

    Gabeira e a vereadora Lucinha na comunidade de Antares. Candidato dormiu na zona oeste


    "Foi uma noite tranqüila e sem qualquer incidente. Não é a minha casa, mas dorme-se do mesmo jeito porque é a casa de um amigo", disse Gabeira.

    "O Luiz Paulo também dormiu aqui, mas a Maya foi pra casa. Como Gabeira também cumpriu agenda aqui, na tarde e noite de terça, a decisão vai economizar tempo", informou a assessoria dele, que descartou a possibilidade de Gabeira voltar a dormir na região, antes do domingo de votação.

    A promessa de um ou mais pernoites foi anunciada desde a apuração do primeiro turno. Se eleito, Gabeira prometeu, ainda, levar a administração municipal para esses bairros, por alguns dias. As medidas visam conquista parte dos cerca de 1,5 milhão de eleitores, ou quase 35% dos votos da capital, que definirão o resultado das eleições.

    A prática tem surtido resultados positivos, de acordo com pesquisa do Instituto GPP, encomendada pelo Partido Verde, e divulgada nesta terça. O número de indecisos na região, que era de 18,6% há seis dias, caiu para 13,8%. A maioria migrou justamente para Gabeira, que passou de 25,8% para 36,3% das intenções de voto da zona oeste. O número ficou pouco abaixo dos 38,5% alcançados por Paes, que foi subprefeito e liderou os resultados do dia 5, na região.


    Milícias controlam zona oeste



    Grupos milicianos controlam a maior parte das comunidades carentes da zona oeste, que concentra cerca de 180 favelas e tem o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Rio. O morador de Santa Cruz, bairro que não tem sequer uma sala de cinema, por exemplo, vive em média 12 anos a menos do que o de Copacabana.

    "Nesta parte mais pobre, não é o discurso que leva o eleitor a definir o voto. Na verdade é a capacidade das máquinas políticas atuarem lá. Isso quer dizer, as máquinas dos partidos políticos, as máquinas das igrejas, dos sindicatos, das milícias", explica o pesquisador Cesar Romero Jacob, da PUC-Rio.

    O desafio de Gabeira será crescer numa área onde moram mais de dois terços da população evangélica do Rio e que deu a Marcelo Crivella (PRB), bispo licenciado da Igreja Universal, sua maior proporção de votos no primeiro turno.

    Quando seguia em direção à favela de Antares, na tarde dessa terça (21), a comitiva de Gabeira foi perseguida por um caminhão de som que tocava o jingle de campanha de Eduardo Paes. O veículo estava enfeitado com cartazes do peemedebista, dos irmãos petistas Jorge e Elton Babu, deputado estadual e vereador eleito, respectivamente. Os dois são acusados de comandar milícias em Barra de Guaratiba.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host