UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 17h09

Em Santo André, PT promete criar administrações regionais

Ivy Farias
da Agência Brasil
Uma das principais promessas de Vanderlei Siraque (PT), candidato à prefeitura de Santo André que enfrenta Dr. Aidan (PTB) na disputa, será estabelecer "23 governos regionais", segundo entrevista publicada pela Agência Brasil nesta quarta-feira (22).

Neste segundo turno, Vanderlei Siraque tem apoio de 11 partidos, (PPS, PT, PCdoB, PDT, PSL, PMDB, PV, PSB, PHS, PRTB, PRB), recebeu 182,39 mil votos (48,90% dos válidos) no primeiro turno.

Segundo o candidato, Santo André precisa descentralizar o poder público para funcionar melhor."Cada centro terá um representante do prefeito, que fará as articulações com os conselhos de pais, professores, moradores de cada áerea", esclareceu.

De acordo com Siraque, a sua principal bandeira vai fortalecer a participação popular também na administração. "Já temos um orçamento participativo. Criando os centros, vamos aproximar ainda mais o povo do poder público, que o tratará como verdadeiros cidadãos".

Siraque foi vereador eleito por Santo André por três vezes e chegou à presidência da Câmara Municipal. Também foi eleito deputado estadual outras três vezes. Esta, é sua primeira eleição para um cargo majoritário. "Tenho 713 propostas para a cidade, que são fruto das minhas experiências, que começaram com [o ex-prefeito, assassinado em janeiro de 2002] Celso Daniel", garantiu.

Uma dessas 713 propostas é trazer para o município o bilhete único, modelo que já existe em São Paulo, onde os sistemas de transporte são integrados e o passageiro paga somente uma tarifa, por um período de três horas. "Santo André precisa de uma integração entre o trem e o ônibus. Vamos criar uma nova logistíca de transportes", ressaltou.

Siraque comentou a reurbanização das favelas, no qual pretende fazer parcerias com os governos estadual e federal. "Pretendo usar a verba do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e ainda contar com a colaboração do CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano] para construir mais de 10 mil novas habitações". Segundo ele, o projeto deverá ser resolvido em cerca de dez anos. "O governo passa, mas a cidade continua", disse.

Outra medida que tomará, caso seja eleito, é criar uma Câmara Única de Licenciamento e Atendimento para as empresas. "Sou contra a guerra fiscal, por isso vou criar uma central que desburocratize os serviços para atrair as empresas. Vou mostrar que é mais fácil investir aqui com um facilitador como este", disse Siraque.

Na área de segurança pública, Siraque disse que pretende criar uma secretaria especifíca. "Seria ligada diretamente ao gabinete do prefeito", previu.

Vanderlei Siraque é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) e atualmente faz doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Siraque foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Atualmente, é advogado licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos.

Seu currículo, garante ele, é um dos seus diferenciais para concorrer à prefeitura de Santo André: "Tenho experiência suficiente e uma equipe que pensa em um projeto coletivo", garantiu o candidato Vanderlei Siraque.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host