UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

22/10/2008 - 11h07

Município maranhense vai repetir 1º turno, anulado devido a urnas queimadas por eleitores

Da Redação*
Os eleitores de 30 cidades, entre elas 11 capitais, irão às urnas neste domingo (26) para o segundo turno do pleito municipal deste ano. Uma delas, contudo, não terá dois candidatos para escolher e sim, três. É que em Benedito Leite, no Maranhão, cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, não vai ocorrer uma segunda votação, e sim a repetição da primeira. A primeira eleição, no dia 5 de outubro, foi cancelada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado.

O cancelamento ocorreu porque eleitores, revoltados com a suspensão de 400 títulos às vésperas do pleito, foram às 16 seções eleitorais, concentradas em cinco locais de votação, e destruíram as urnas eletrônicas. O número de títulos representa cerca de 10% do eleitorado do município, que tem 4.271 pessoas aptas a votar.

O juiz eleitoral Marcelo Testa Baldochi, que havia cancelado os 400 títulos eleitorais, foi afastado do cargo e, na última quinta-feira (16), o juiz Silvio Suzart dos Santos assumiu a função. Além do cancelamento dos títulos, Baldochi é acusado de impugnar três registros de candidaturas a vereador, e de descumprir a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que as validou.

"Os títulos cancelados, o próprio TRE decidiu que as pessoas que tiveram o título cancelado durante o processo eleitoral, todos poderão votar nesse domingo porque constam na folha de votação. Não poderá votar quem teve o título cancelado antes de 5 de setembro. Os três vereadores já estão [constando] na urna, por uma liminar do ministro Ricardo Levandowski [ministro substituto do TSE]. Todos estarão na urna, de acordo com a decisão do ministro", assegurou o juiz.

Para a nova eleição, o TRE-MA preparou 16 urnas eletrônicas, mais 16 urnas de contingência. Em cada local de votação, quatro juízes acompanharão o pleito, com poder de polícia. Antes, contudo, o tribunal enviou 15 servidores a Benedito Leite para uma campanha de conscientização da população, por meio do TRE Móvel.

"As medidas tomadas pelo TRE-MA são as seguintes: foram convocadas as Polícias Militar, Civil e o Exército. Temos um contingente de aproximadamente 160 pessoas em Benedito Leite para fazer a segurança dos patrimônios público e privado e manter a ordem dessas eleições. Por enquanto, os ânimos se acalmaram, parece que está tudo resolvido e acho que não haverá nenhum problema no dia 26", disse Suzart.

A campanha de conscientização do tribunal tem, inclusive, psicólogos para atender a população mais idosa, que, segundo o juiz, ficou abalada com o episódio do primeiro turno. Nesta terça-feira (21) à noite, o TRE Móvel promoveu exibição de filme em praça pública, para tranqüilizar a população quanto ao reforço na segurança "e convencer a todos de que eles estão aqui para ajudar", de acordo com Suzart.

Quanto ao juiz Marcelo Testa Baldochi, o plenário do TSE determinou, no último dia 9, que sua conduta seja investigada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), pelo Ministério Público e pela Corregedoria Eleitoral.

*Com Agência Brasil

Veja mais notícias de eleições na cidade de Benedito Leite - MA

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host