UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/10/2008 - 14h16

Candidato a vice, Luiz Paulo faz ponte entre Gabeira e o movimento negro

Thyago Mathias
Especial para o UOL Eleições
Do Rio de Janeiro
Candidato a vice-prefeito do Rio na chapa de Fernando Gabeira (PV), o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) encontrou-se, na última sexta-feira (17), com lideranças do movimento negro carioca. A reunião, promovida na sede da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine), ocorreu dois dias depois do candidato do PMDB, Eduardo Paes, ter participado de um ato com lideranças negras, na sede da Federação dos Blocos de Afoxé, em companhia do ministro da Integração Racial, Edson Santos.

A ligação de Luiz Paulo com a população negra do Rio já lhe rendeu, durante a campanha, homenagens do Instituto Dona Isabel I (IDII), que resgata a temática abolicionista. Esse trânsito, aliado a uma base eleitoral concentrada nos subúrbios da Central, garantiria, segundo o candidato a vice, uma "força complementar" à chapa encabeçada pelo PV.
  • Thyago Mathias

    Luiz Paulo, vice de Gabeira, em encontro com lideranças do movimento negro carioca


    "O vice é um ator coadjuvante, mas muito importante dentro da Prefeitura do Rio de Janeiro. Primeiro nós precisamos vencer as eleições e, chegando lá, caberá a Gabeira definir como será a minha participação, porque tenho tanto experiência política, uma vez que estou no segundo mandato de deputado estadual, como tenho experiência na área técnica e na área administrativa", disse, discorrendo sobre o papel que pode vir a ter, com a promessa de dar continuidade às políticas iniciadas por Gabeira, caso tenha que assumir em alguma eventualidade.

    Perfil



    Engenheiro civil formado pela UFRJ, Luiz Paulo é carioca do Engenho de Dentro, com 62 anos. Especialista em transportes, exerceu as profissões de topógrafo, técnico de estradas, engenheiro operacional e professor de Topografia. Foi vice-governador de Marcello Alencar, em cuja gestão respondeu pela Secretaria de Obras (1995), Gabinete Civil (1996) e Coordenadoria de Infra-estrutura. Em 2002 e 2006, elegeu-se deputado estadual. Além de deputado-corregedor da Assembléia Legislativa, ele, hoje, preside o diretório regional do PSDB.

    Sua história junto aos subúrbios e à zona oeste, contudo, não impediu que Luiz Paulo fosse levado para dentro da polêmica que envolveu Gabeira e a vereadora Lucinha, correligionária do PSDB. No sábado (18), o deputado estadual foi abordado por uma moradora do Conjunto 61, em Santa Cruz.

    "Você sumiu da zona oeste", acusou Kátia Regina, de 49 anos, enquanto pedia explicações pelos comentários de Gabeira sobre Lucinha. Luiz Paulo não respondeu, mas foi defendido pela vereadora.

    Na reunião do dia 17, o candidato a vice também foi defendido pelo Comdedine e pela Irmandade dos Homens Pretos:

    "Este não é um encontro partidário, mas nós fomos ignorados pela assessoria do outro candidato, que disse não conhecer o trabalho do Comdedine, que é um conselho municipal, vinculado à administração municipal. O deputado Luiz Paulo, por outro lado, atendeu ao nosso convite, feito aos dois candidatos desde o resultado do primeiro turno. Por isso, não me surpreende que a comunidade negra passe a abraçar esta campanha", declarou o escrivão da Irmandade, Wanderli Teixeira.

    "Nós não vamos discutir apoios, mas propostas já afirmadas nas trajetórias históricas do Gabeira e da minha própria vida. Na Assembléia Legislativa tenho pontuado meu mandato na luta contra o preconceito", ponderou Luiz Paulo, que se comprometeu com o Comdedine a operar uma reforma administrativa que desvincularia o Conselho da Secretaria Municipal de Ação Social para incluí-lo sob a Secretaria Municipal de Governo.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host