UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

20/10/2008 - 12h31

Problemas no primeiro turno foram enfrentados com coragem, diz Ayres Britto

Da Redação*
Durante o balanço do primeiro turno das eleições municipais em 2008, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ayres Britto, elogiou nesta segunda-feira (20) o desempenho de Estados potencialmente polêmicos, como o Rio de Janeiro - que precisou de reforço policial durante o pleito. Ele reforçou também a ausência de ocorrências graves durante as eleições e disse que a Corte segue com a mesma determinação para o segundo turno.

"Não tivemos, senão localizadamente aqui e ali, problema ou fato perturbador do processo eleitoral, enfrentado com proficiência, coragem, lucidez e eficiência. Nosso grande problema era o Estado do Rio de Janeiro, mas o Estado revelou para o país uma disposição de produzir um primeiro turno eleitoral praticamente sem nenhum problema maior, a não ser um encontro em que foi preciso usar bala de borracha."

RIO DE JANEIRO

Presidente do TRE do Rio descarta uso de tropas federais no segundo turno

Ele ressaltou que o presidente em exercício do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), desembargador Alberto Motta Moraes, esteve "na linha de frente" de todas as comunidades tidas como mais problemáticas ou como mais expostas a influências de milicianos e de traficantes. Para Ayres Britto, o magistrado deu "um belo exemplo de destemor, de devoção à causa pública" ao visitar as comunidades.

"O Rio de Janeiro deu um exemplo magnífico de espírito democrático e de engajamento em um processo eleitoral de absoluta legitimidade. Esta eleição nos anima. Temos hoje essa agradável sensação de que incorporamos alguns elementos ao DNA democrático do país."

De acordo com o presidente do TSE, é com o mesmo ânimo do primeiro turno que o país se concentra para enfrentar a próxima etapa. Ele lembrou que o segundo turno é considerado mais fácil uma vez que o país terá uma redução de 110 milhões de eleitores para 29 milhões.

Do total de 26 capitais, em 11, os eleitores voltarão às urnas no próximo domingo (26), além de 30 municípios caracterizados pelo próprio Ayres Britto como "de grande densidade e expressividade eleitoral". Ele lembrou ainda que os colégios eleitorais mais significativos do país, como o de São Paulo, ainda não conhecem seus prefeitos.

*Com Agência Brasil

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host