UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

07/10/2008 - 15h35

PMDB-RJ diminui, mas consolida hegemonia no Estado

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Enquanto espera pelo resultado do 2º turno entre Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) na capital, o PMDB reafirma sua hegemonia no Estado. Nos 92 municípios do Rio de Janeiro, o partido do governador Sérgio Cabral elegeu 32 prefeitos, incluídos os de Campos dos Goytacazes e Saquarema, que ainda aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a validade de candidaturas adversárias.

Sem contar as coligações, Cabral já conta com 35% do Estado nas mãos de aliados, mas suas vitórias concentraram-se nas regiões Sul e Norte fluminenses. Dos 20 maiores município, todos com mais de 100 mil eleitores, o PMDB controlará apenas seis e conta com Paes para levar o sétimo, que concentra cerca de 40% do eleitorado. Na região metropolitana, o partido só venceu em Queimados, com Max Lemos.

Para cientistas políticos ouvidos peloUOL Eleições, há uma resistência histórica da capital em ceder a Prefeitura a aliados do Governo do Estado: "Tem sido assim há cinco eleições seguidas", observou o cientista político Cesar Romero Jacob, da PUC-Rio.

Na Assembléia Legislativa, o PMDB detém, além da Presidência, a maior bancada, com 17 dos 70 deputados, mas quase todos com bases eleitorais no interior do Rio de Janeiro, em município como São Gonçalo, Cordeiro, Volta Redonda, Saquarema e Campos.

Apesar der mantida sua hegemonia, o partido perdeu nove prefeituras, em comparação com as eleições de 2004. Foram 41 os municípios conquistados no pleito anterior. A derrota mais sentida foi em Duque de Caxias, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, onde o prefeito peemedebista Washington Reis, mesmo com participação direta do governador na campanha, perdeu já no primeiro turno para Zito (PSDB).

Por outro lado, partidos até então menores viram aumentar sua participação no jogo político estadual. O PP levou 14 prefeituras, cinco a mais do que em 2004, inclusive a de Nilópolis, na Baixada Fluminense. O PT ganhou dois municípios a mais, num total de 10, com destaque para a reeleição em primeiro turno de Lindberg Farias, em Nova Iguaçu, que se auto-intitulou, nesta segunda-feira (6), de "rei da Baixada".

PSDB e PDT também cresceram. Os tucanos passaram de três a oito administrações, enquanto que os pedetistas passaram de quatro para cinco, nas quais se incluem Niterói e São Gonçalo, dois dos maiores e mais importantes colégios eleitorais fluminenses.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host