UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 00h32

Heloísa Helena se elege vereadora, mas obtém votação abaixo do esperado

Da Redação

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['al27855']
A ex-senadora Heloísa Helena, candidata à Presidência da República em 2006 e presidente nacional do PSOL, se elegeu neste domingo (5) vereadora em Maceió, capital de Alagoas. Ela obteve 29.516 votos. Apesar de ter sido a candidata à Câmara Municipal mais votada da cidade, o índice ficou abaixo do esperado.

A ex-senadora teve 6,5 milhões de votos na última eleição presidencial e terminou o pleito na terceira colocação, atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Em 2006, a candidata conseguiu o apoio de 92,8 mil eleitores em Maceió.

Renovação na Câmara de Maceió é superior a 50%

  • Confira os novatos na Câmara: Heloísa Helena e Ricardo Barbosa (PSOL), Oscar de Mello (PP), Luiz Pedro (PMN), Rosinha da Adefal (PTdoB), Silvania Barbosa (PTdoB), Nery Almeida (PV), Dino Junior (PCdoB), Silvio Camelo (PV), Thaise Guedes (PSC), Marcelo Gouveia (PRB), Amilka Melo (PDT). Leia mais


A expectativa do PSOL era de que os votos puxados pela ex-senadora contribuíssem para eleger uma grande bancada de vereadores. O segundo candidato a vereador mais votado do partido, Ricardo Barbosa, teve apenas 453 votos. Na atual legislatura, a sigla não possui nenhuma das 21 vagas da Câmara Municipal.

Veja quem ficou de fora

  • O atual presidente da Casa, o vereador Arnaldo Fontan (DEM) ficou apenas na terceira suplência e nomes como Marcelo Malta (PCdoB), Eduardo Canuto (PV), Zé Márcio (PTB), João Mendes (PRB) e Thomaz Beltrão (PT) não garantiram a reeleição, destaca o "Alagoas24Horas". Leia mais


Heloísa Helena também não conseguiu transferir o seu capital político para o candidato do PSOL à Prefeitura de Maceió. Mário Agra (PSOL) atingiu 5.906 votos (1,5%), menos do que a própria candidata. O prefeito Cícero Almeida (PP) foi reeleito com 81,49% dos votos válidos na cidade.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['al27855'] A ex-senadora Heloísa Helena, candidat%>