UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

06/10/2008 - 00h40

Petista é reeleito no primeiro turno em Osasco

Da Redação
Em São Paulo

align : 'right',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['sp67890']
O candidato Emidio de Souza (PT) foi reeleito prefeito de Osasco, localizada na Grande São Paulo.

Na campanha pela reeleição, Emidio conseguiu o apoio de 13 partidos (PT, PSL, PTB, PRP, PV, PSDC, PSB, PHS, PRTB, PPS, PRB, PR e PC do B), contra apenas um de seu principal adversário, Celso Giglio, do PSDB, apoiado apenas pelo DEM.

É a segunda vez seguida que Emidio vence Giglio na disputa pela prefeitura da cidade de 513 mil eleitores. Em 2004, a vitória deu-se no segundo turno. Em 2000, ambos também haviam se enfrentado em Osasco, com vitória do tucano ainda no primeiro turno.

  • Divulgação
  • Divulgação

    Emidio no lançamento do programa de governo (acima) e em comício ao lado do presidente Lula em Osasco


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na cidade no dia 27 de setembro em comício de apoio à candidatura petista. Na ocasião, Lula aproveitou o palanque em Osasco para pedir votos para candidatos petistas de outros municípios paulistas, como Jaú, Itapecerica, Jandira, Barueri e Itapevi.

Reeleição
Emidio Pereira de Souza, 49, nasceu em Inúbia Paulista, no interior de São Paulo, em 22 de maio de 1959. É advogado e um dos fundadores do PT. Iniciou sua militância política em movimentos da juventude católica. Já foi metalúrgico e sindicalista.

O que você achou da
vitória de Emidio?

O petista entrou na política em 1989, quando foi eleito vereador na cidade, tendo sido reeleito duas vezes ao cargo - em 1992 e 1996. Emidio foi candidato a deputado estadual nas eleições de 1998 pelo PT de Osasco. Ele não conseguiu ser eleito, mas ficou na suplência, e em janeiro de 2001 assumiu a titularidade do mandato. Em 2002, conseguiu novo mandato como deputado estadual nas urnas.

Antes disso, em 2000, ele tentou chegar à prefeitura, mas saiu derrotado. Emidio concorreu novamente em 2004 e venceu. Na ocasião, o petista chegou a ter sua candidatura cassada às vésperas do primeiro turno, decisão que foi revogada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'right', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['sp67890'] O candidato Emidio de Souza (PT) foi %>