UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 23h55

Índio Pedro Garcia, do PT, é eleito prefeito em São Gabriel da Cachoeira - AM

Da Redação
Em São Paulo
Pedro Garcia (PT), da etnia tariano, se transformou no primeiro indígena eleito para comandar um município do Estado do Amazonas. Ele venceu as eleições em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), que segundo o IBGE, é o município mais indígena do Brasil. Pedro obteve 51% dos votos válidos contra 26,03% do segundo colocado, René Coimbra (PC do B).

Pedro é considerado o primeiro prefeito indígena do Amazonas porque em 2004, o candidato à prefeitura de Barreirinha, Mecias Sateré, indígena da etnia Sateré Maué, chegou a ser apontado como prefeito do município, entretanto, ele não tomou posse do cargo. Gilvan Borges, candidato mais votado daquele pleito, conseguiu reverter uma decisão da Justiça que impugnava sua candidatura e tomou posse no lugar de Mecias.

A situação de Pedro Garcia é diferente. Apesar de haver candidaturas impugnadas, ele obteve mais da metade dos votos válidos de São Gabriel da Cachoeira, portanto, não poderia ser alcançado por nenhum outro candidato.

Pedro Garcia (PT) começou sua vida política militando no movimento indígena no final da década de 80 e foi um dos fundadores da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), uma das mais influentes organizações indígenas do Brasil.

A campanha de Pedro se concentrou no interior do município, onde vive mais de 50% da população. Sua principal proposta foi por em prática as diretrizes do Plano Diretor, aprovado há mais de dois anos e na busca por alternativas de geração de emprego e renda.

Situado no extremo Oeste do Brasil, na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, a maior parte das urnas eletrônicas utilizadas nestas eleições tiveram de ser instaladas em aldeias das 22 etnias que vivem no município. Helicópteros, aviões e lanchas rápidas (conhecidas como "voadeiras") tiveram de ser utilizadas para distribuir os equipamentos.

Pedro já havia perdido duas eleições consecutivas: uma para prefeito (em 2004) e outra para deputado federal (2006). É a segunda vez que o Partido dos Trabalhadores (PT) consegue eleger um prefeito em São Gabriel da Cachoeira. A primeira foi em 1996, com Hamilton Gadelha, que também disputou as eleições neste ano, mas sua candidatura foi impugnada.

Seu candidato a vice, André Baniwa, também é indígena.

Veja mais notícias de eleições na cidade de São Gabriel da Cachoeira - AM

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host