UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 19h29

Cícero Almeida consegue reeleição com folga em Maceió (AL)

Paulo Rolemberg
Especial para o UOL
Em Maceió

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['al27855']

O prefeito Cícero Almeida (PP) é, mais uma vez, prefeito de Maceió (AL), com um resultado que confirma os divulgados durante as eleições por institutos de pesquisa no município. Com a vitória, o agora prefeito pensa em uma possível candidatura ao governo em 2010.


A única "dificuldade" do prefeito foi escolher a vice na chapa, que foi encabeçada pela filha do ex-deputado federal João Lyra (PTB), a vice-prefeita eleita junto a Almeida em 2004, Lourdinha Lyra (PR), repetindo a chapa vencedora do último pleito.


A preferência de Almeida era pelo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Alagoas, Omar Coelho de Mello. A vaga também era pleiteada pelo ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB), mas as negociações com a sigla não avançaram. Outro nome cogitado foi o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Arnaldo Fontan (DEM).


A coligação reuniu doze partidos (PP, PTB, PRTB, PRB, PT do B, PV, PR, PMN, PTN, DEM, PSDC e PC do B) e rendeu a Almeida tempo suficiente de televisão, dez minutos, para defender-se dos ataques dos adversários e apresentar suas propostas.


Na corrida pela prefeitura, Almeida enfrentou o deputado estadual Judson Cabral (PT), a ex-ministra da Secretaria Nacional da Mulher no governo Fernando Henrique Cardoso, Solange Jurema (PSDB), e o engenheiro Mário Agra (PSOL).


Durante a campanha, Almeida viu-se envolvido na Operação Taturana, da Polícia Federal. No dia 26 de setembro, o candidato à reeleição foi indiciado, com outras 108 pessoas, no inquérito presidido pelo delegado Janderlyer Gomes.


Ele é acusado de participar de um suposto esquema de desvio de dinheiro público montado na Assembléia Legislativa de Alagoas. Segundo o inquérito, no período em que foi deputado, Almeida teve pago um empréstimo de R$ 120 mil com dinheiro da Casa.


Casado, pai de sete filhos, José Cícero Soares de Almeida, 51, é natural de Maribondo, município da zona da mata alagoana. Enfrentou a primeira eleição em 2000, quando se tornou o terceiro vereador mais votado de Maceió. Dois anos depois, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito com quase 28 mil votos.


Saiba quem é a vice-prefeita


A empresária Maria de Lourdes Pereira de Lyra (PR), 50, nasceu em Recife (PE). Em 2007, recebeu o título de cidadã honorária de Maceió. É filha do usineiro João Lyra, ex-deputado federal e candidato derrotado nas eleições para o governo do Estado em 2006.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Maceió-AL

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['al27855']

    O prefeito Cícero Almeida (PP) é%>