UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 19h28

Com apenas dois candidatos na disputa, Sartori vence Pepe Vargas em Caxias do Sul

Flávio Ilha
Especial para o UOL
Em Porto Alegre

align : 'right',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['rs85995']
O prefeito José Ivo Sartori (PMDB) foi reeleito para mais um mandato na administração de Caxias do Sul. Ele disputou a eleição com o ex-prefeito Pepe Vargas (PT) - apesar de ter mais de 200 mil eleitores, a cidade não teve segundo turno porque só dois candidatos disputavam a prefeitura.

Sartori conseguiu reunir uma aliança de 14 partidos para apoiar sua candidatura, que inclui socialistas, verdes, social-democratas, trabalhistas e conservadores. O vice, Alceu Barbosa Velho, é do PDT. Já a Frente Popular de Vargas reuniu, além do PT, apenas PC do B, PMN e PSL.

  • Maicon Damasceno/Divulgação

    José Sartori tinha articulado
    uma aliança entre 14 partidos

    Os candidatos já protagonizaram disputas acirradas. No segundo turno de 2000, Pepe venceu Sartori por 0,4% de diferença - equivalente a apenas 824 votos de vantagem. Os dois haviam se enfrentado também em 1992, quando nenhum deles venceu.

    Médico, 45 anos, Pepe elegeu-se prefeito de Caxias em 1996 e venceu a reeleição no mandato seguinte. Ele é primo do ex-governador Germano Rigotto (PMDB). Graduado em filosofia, 60 anos, Sartori foi eleito em 2004 para a prefeitura e tenta o segundo mandato.

    • Laycer Tomaz/Agência Câmara

      Pepe Vargas é primo do ex-governador Rigotto (PMDB)


      As pesquisas de opinião apontaram situação de empate técnico durante toda a campanha, com uma leve vantagem para Sartori sempre dentro da margem de erro. A disputa também foi marcada por um enfrentamento judicial: como havia apenas dois candidatos, Pepe Vargas solicitou a divisão em partes iguais do tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão.

      A Justiça Eleitoral manteve a distribuição dos tempos em relação ao espaço de cada partido das coligações. Com isso, o candidato da Frente Popular dispôs de apenas 8min54s diários no horário eleitoral, contra 21min06s de Sartori.

      Um dos principais problemas da cidade, a falta de água mobilizou os debates eleitorais ao longo da campanha.

      Compartilhe:

        ÚLTIMAS NOTÍCIAS

        Mais notícias

        Hospedagem: UOL Host
        align : 'right', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['rs85995'] O prefeito José Ivo Sartori (PMDB) fo%>