UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 19h40

Hauly surpreende e disputa segundo turno com Belinati em Londrina

Marcus Vinicius Gomes
Especial para o UOL
Em Curitiba

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['pr76678']
Os candidatos Antonio Belinati (PP) e Luiz Carlos Hauly (PSDB) disputam o segundo turno das eleições à Prefeitura de Londrina, cidade da região norte do Paraná. Hauly surpreendeu na boca-de-urna e passou à frente do candidato do PDT, Barbosa Neto, que ocupou o segundo lugar nas pesquisas durante toda a campanha.

Hauly, 57 anos, é deputado federal no quinto mandato consecutivo. Sua carreira política começou em 1972, quando foi eleito vereador no município de Cambé, interior do Paraná, pelo então MDB. Em 1982 foi eleito prefeito da mesma cidade. Ocupou a Secretaria da Fazenda no governo Álvaro Dias (1987-1990), sendo depois eleito para a Câmara Federal, onde permanece até hoje.
  • Divulgação

    Luiz Carlos Hauly, do PSDB, é deputado federal desde os anos 90


O tucano disputou a Prefeitura de Londrina em quatro ocasiões, sendo derrotado em todas elas. Esta é a primeira vez que chega ao segundo turno na eleição à prefeitura do segundo colégio eleitoral do Paraná.

Já Belinati é o único candidato a prefeito no Estado incluído na chamada "lista suja" divulgada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Belinati teve a sua candidatura impugnada pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), no mês passado, devido à desaprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas do Paraná.

Deputado estadual eleito em 2006, Belinati já foi prefeito de Londrina em três ocasiões (1977-1980, 1989-1992, 1997-2000). Em 1999, teve o seu mandato cassado pela Câmara Municipal de Londrina, sob a acusação de desvio de recursos público, peculato e formação de quadrilha. O processo ainda corre na Justiça.

Em 2004 conseguiu anular a suspensão dos seus direitos políticos e disputou as eleições com o atual prefeito do município, Nedson Micheletti (PT), mas foi derrotado no segundo turno. Belinati foi ainda vereador, deputado federal e deputado estadual, ocupando hoje o seu quinto mandato.
  • Divulgação

    Belinati teve sua candidatura impugnada no mês passado


A disputa em Londrina encerra a hegemonia petista que durou oito anos e ratifica a baixa influência dos governos Lula e Requião sobre os seis maiores colégios eleitorais do Paraná - Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cascavel - reforçando a tendência, já verificada em 2004, de PT e PMDB saírem vitoriosos apenas nos grotões do Estado.

Em Londrina, o deputado federal petista e candidato à prefeitura, André Vargas, teve participação discreta na campanha e não chegou a ameaçar os líderes nas pesquisas de intenção de voto. Desempenho idêntico teve o peemedebista Luiz Eduardo Cheida, que contava com o apoio do governador Requião.

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['pr76678'] Os candidatos Antonio Belinati (PP) e %>