UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 20h18

Micarla vence no primeiro turno e é a nova prefeita de Natal

Da Redação
Em São Paulo

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['rn17612']

Micarla (PV) conseguiu superar o avanço da adversária Fátima (PT) e encerrou as eleições em Natal no primeiro turno, após uma disputa acirrada pela prefeitura da capital do Rio Grande do Norte.


As duas candidatas polarizaram a disputa desde o início. Micarla, pela coligação "Natal Melhor" (PV, DEM, PP, PR, PMN e PTB), despontava como líder isolada em agosto, quadro revertido por Fátima em setembro. A candidata da coligação "União Por Natal" (PT, PMDB e PSB) subiu nas pesquisas e contou com a ajuda do presidente Lula na reta final de campanha.


Em julho, Micarla contava com 54% das intenções de voto. Diminuiu para 50% e 46% em setembro. Fátima, que começou com 17%, ganhou pontos com a aparição de Lula, chegando a 33% em pesquisa Ibope divulgada no dia 2 de outubro (nº60639/2008 - TRE-PA).


  • Sueli de Souza/Divulgação
  • Sueli de Souza/Divulgação
  • Sueli de Souza/Divulgação

    Micarla (PV) manteve a liderança durante todo o primeiro turno

  • Veja o programa de governo
  • A trajetória da candidata em fotos
  • Os demais candidatos mantiveram os números, não ultrapassando os 5% das intenções de voto: Wober Júnior (PPS), Joanilson Rego (PSDC), Miguel Mossoró (PTC), Sandro Pimentel (PSOL) e Dário Barbosa (PSTU).


    Micarla de Sousa (PV), jornalista, foi eleita vice-prefeita de Natal, em 2004, ao lado de Carlos Eduardo Alves (PSB) e, em 2007, assumiu cadeira na Assembléia Legislativa, como a deputada mais votada do município.


    Durante a corrida eleitoral, a candidata explorou o trunfo das pesquisas eleitorais em seu favor e tentou ligar sua imagem à do presidente Lula, por contar com o apoio de partidos da base aliada. Mas teve de lidar com a oposição do presidente e com o fato de nomes de peso terem decidido apoiar a adversária do PT, como a governadora Wilma de Faria (PSB-RN) e o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).


    Enquanto isso, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) contou com a presença de Lula e da ministra Dilma Roussef (Casa Civil) pedindo votos para a candidata em seus programas eleitorais gratuitos. A petista ainda contabilizou o apoio do atual prefeito da cidade, Carlos Eduardo (PSB), nome também disputado com Micarla.


    Lula visitou a capital potiguar no dia 19 de setembro para tentar alavancar a candidatura de Fátima. A viagem do presidente acirrou ainda mais o conflito entre as duas. Em comício com a petista, Lula afirmou que beleza não ganha eleição. "Se beleza ganhasse eleição, eu nunca teria passado de segundo colocado", disse. Como resposta, Micarla disse que havia votado em Lula e que estava "chateada".


    Por sua vez, a pevista acusava Fátima de usar a "máquina" em prol de sua candidatura, por meio de panfletos que teriam sido confeccionados pela administração do prefeito Carlos Eduardo.


    Dias antes, a candidata do PV recebia em comícios o deputado federal Fábio Faria (PMN-RN) e dos senadores José Agripino Maia (DEM-RN) e Efraim Moraes (DEM-PB). Já Fátima, que aguardava o desembarque do presidente, contou com discurso de apoio do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e de Garibaldi Alves.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Natal - RN

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['rn17612']

      Micarla (PV) conseguiu superar o%>