UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 22h12

Tucano Zito vence no 1º turno em Duque de Caxias (RJ)

Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['rj58335']

O candidato do PSDB, José Camilo Zito, 55 anos, foi eleito prefeito de Duque de Caxias (RJ) neste domingo (5). Após disputa acirrada com Washigton Reis (PMDB), que tentava a reeleição, o tucano ganhou as eleições da cidade pela terceira vez - ele já ficou à frente do governo municipal entre 1997 e 2004.


Durante a campanha, Zito utilizou um jingle que dizia: "... Se Deus é por nós, quem será contra nós? Caxias quer votar Zito de novo".


O tucano sempre terminava os seus discursos com suas principais metas de governo: "A saúde é a minha prioridade número um, vou trabalhar muito para melhorá-la. Quero trazer a segurança de volta às ruas com a criação de uma Guarda Municipal Metropolitana e com a implantação de câmeras de segurança".


  • Divulgação

    Em disputa acirrada, Zito é eleito pela 3ª vez prefeito de Duque de Caxias


    Entre os planos do tucano na área da saúde estão criar o Hospital da Mulher e a Clínica de Atendimento ao Idoso, além de ampliar o Programa Saúde da Família (PSF). Ele também afirmou que vai descentralizar a administração, nomeando um subprefeito para cada distrito da cidade.


    Na área de educação, Zito prometeu criar uma escola de tempo integral em cada distrito do município. Ele ainda afirmou que vai "pavimentar e sanear todas as ruas da cidade".



    Rei da Baixada



    Durante a campanha, Zito ganhou o apelido de "Rei da Baixada", por andar acompanhado por policiais à paisana armados. Esse título já foi de outro político folclórico do município, o ex-deputado Tenório Cavalcanti, que ficou conhecido como "O Homem da Capa Preta", por carregar sempre uma submetralhadora apelidada de Lurdinha. Cavalcanti morreu em 1987, aos 82 anos, e virou tema de filme do diretor Sérgio Rezenda.


    Às vésperas das eleições, as pesquisas apontavam um quadro eleitoral indefinido para Prefeitura de Duque de Caxias. Na maioria dos levantamentos, Zito ficou em empate técnico com o adversário Washington Reis (PMDB).


    Washington Reis apelou aos eleitores que prorrogassem a decisão para o 2º turno, mas não adiantou. Os resultados das urnas mostraram a preferência do eleitorado pelo tucano.


    José Camilo Zito dos Santos Filho, o Zito, nasceu em 14 de dezembro de 1952 na cidade de Paulista, em Pernambuco. Sua família mudou-se para Duque de Caxias quando ele tinha um ano de idade.


    O tucano é considerado o maior fenômeno eleitoral da Baixada Fluminense, em razão da votação expressiva nas últimas eleições de que participou. O início de sua trajetória política ocorreu há 20 anos, quando Zito foi eleito vereador de Caxias, pelo PTR. Em 1992, ele foi reeleito pelo PSB, sendo eleito o presidente da Câmara Municipal nos dois anos seguintes.


    Zito ingressou no PSDB em 1994, quando foi eleito deputado estadual com mais de 38 mil votos. Na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), foi Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças.


    Nas eleições de 1996, conquistou a cadeira da Prefeitura de Duque de Caxias, sendo reeleito em 2000 com 81,6% dos votos válidos.


    Durante sua gestão na Prefeitura de Duque de Caxias implantou um programa de pavimentação, drenagem e iluminação de 4.000 ruas. Também reformou ou construiu 120 praças.


    Em 1º de outubro de 2006, foi eleito o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, com 204.880 votos. Zito é casado com Claise Maria Zito. Uma de suas filhas é a deputada federal Andréia Zito (PSDB).

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Duque de Caxias - RJ

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['rj58335']

      O candidato do PSDB, José Camilo Zi%>