UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 20h57

Com campanha simples e econômica, ex-prefeito vence em Niterói (RJ)

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['rj58653']

Com uma vitória folgada já no primeiro turno, Jorge Roberto Silveira (PDT) voltará pela quarta vez à Prefeitura da antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, Niterói. Com uma campanha simples e econômica - as despesas declaradas à Justiça Eleitoral somam R$ 72,8 mil - ele derrotou os mais de R$ 1,6 milhão gastos pela campanha do petista Rodrigo Neves, que tinha o apoio do governador Sérgio Cabral.


"Se tivesse alguma dúvida sobre como administrar Niterói, não me candidataria. Para administrar bem é preciso duas coisas: recursos e equipe. Nós temos equipe e juntos vamos governar Niterói. Somos a esperança de novo e não há máquina que não possa ser enfrentada", desafiou, no lançamento da candidatura, que reuniu 12 partidos.


Ao contrário de seus concorrentes, o pedetista apareceu em poucos atos públicos e não espalhou placas e galhardetes, durante a campanha. Ainda assim, nunca teve menos de 50% das intenções de voto, nas pesquisas do Ibope. Nas duas semanas que antecederam a eleição, ele subiu de 50% para 56%, enquanto Neves, o segundo colocado, variava de 18% para 15%.


  • Marco Antonio Rezende/Folha Imagem

    Com vitória folgada, Jorge Roberto Silveira (PDT) assume prefeitura pela 4ª vez

    Como cerca de 60 mil pessoas recebem o Bolsa Família do governo gederal, no município, e Rodrigo Neves contou com a presença ostensiva do governador e chegou a ter um programa de TV gravado pelo presidente Lula de forma personalizada, a vitória de Jorge Roberto foi considerada, dentro do PDT, como uma derrota para Cabral e Lula.


    Jorge Roberto vai suceder a seu antigo vice Godofredo Pinto (PT), que assumiu a Prefeitura com a renúncia de Jorge Roberto, em 2002, a fim de concorrer ao governo do Estado. Com 14,27% dos votos, ele perdeu no primeiro turno para Rosinha Garotinho (então no PSB). Com esta eleição no segundo município mais importante e segundo maior empregador formal do estado, o pedetista volta a ter o nome cotado para disputar a sucessão de Cabral, em 2010. Durante a campanha, Roberto disse quer completar os quatro anos de mandato.


    Filho do ex-governador do Rio de Janeiro Roberto Silveira, o prefeito eleito prometeu "reconduzir Niterói de volta para o futuro, em direção ao 1º lugar do país em qualidade de vida".


    Nas gestões anteriores de Jorge Roberto, foram construídos o Museu de Arte Contemporânea, projeto de Oscar Niemeyer premiado internacionalmente, as primeiras obras do conjunto chamado de Caminho Niemeyer e o terminal rodoviário. Na mesma época, Niterói saltou para a terceira posição nacional no índice de desenvolvimento humano e recebeu as primeiras unidades do programa Médico de Família.

    Veja mais notícias de eleições na cidade de Niterói - RJ

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['rj58653']

      Com uma vitória folgada já no prime%>