UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 18h32

Petista Raul Filho é reeleito prefeito de Palmas

Sebastião Montalvão
Especial para o UOL
Em Goiânia

align : 'right',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['to73440']
O prefeito Raul Filho (PT) confirmou o favoritismo nas urnas e garantiu a reeleição em Palmas-TO. Sustentado por uma coligação composta por oito partidos (PT, PDT, PSB, PC do B, PRB, PPS, PTC e PHS), o petista conseguiu manter a vantagem sobre os adversários e assegurou o direito de governar a mais jovem capital brasileira por mais quatro anos.

Na disputa, Filho venceu quatro adversários: a ex-prefeita e atual deputada federal Nilmar Ruiz (DEM), o deputado estadual Marcelo Lelis (PV), além de Tasso Passos (PMN) e Getúlio Vargas (PT do B).

Mesmo não tendo alcançado índices acima de 50% dos votos, a eleição foi definida no último domingo. É que a cidade de Palmas, ao lado de Boa Vista (RR), são as únicas capitais do País a não ter segundo turno. De acordo com a Constituição, o segundo turno só pode ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores e Palmas, segundo as estatísticas do TSE, soma 127.106.

  • Antonio Gonçalves/Divulgação

    Raul Filho (à esquerda) se reelege em Palmas, menor capital do país


    Raul foi um dos poucos candidatos à reeleição no país que se licenciou do cargo em 10 de julho para se dedicar exclusivamente à campanha. Nesse período, teve de conviver com denúncias envolvendo suposto benefício a um consórcio de empreiteiras para que esta vencesse uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no valor de R$ 55 milhões. A reportagem foi veiculada pelo jornal Correio Braziliense.

    À época, a PF chegou a sugerir o indiciamento de Raul Filho por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude a licitações.

    Outro desafio enfrentado e vencido por Raul foram as cobranças dos adversários com relação à explosão do número de casos de dengue na capital tocantinense. Todos os assuntos foram explorados pelos rivais, mas os eleitores decidiram conceder mais um mandato para o petista.

    Biografia
    O prefeito reeleito é filho de Raul de Jesus Lima (falecido) e Maria Lustosa Lima. Seu pai, pioneiro de Araguaçu, foi vereador e prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos, além de ter lutado pela criação do Estado do Tocantins.

    Raul iniciou seus estudos em Araguaçu, onde fez o primeiro grau, em seguida transferiu-se para Goiânia, onde cursou o 2º grau. Raul é casado com a jornalista Solange Duailibe e pai de quatro filhos: Thiago, Raul Filho, Athena e Gêneve.

    Sua trajetória política começou aos 22 anos, em 1982, quando foi eleito para prefeito em Araguaçu, que fica na divisa com Goiás. Após a experiência no executivo, foi eleito em 1988 (ano de criação do Estado do Tocantins) para deputado Estadual, com três mandatos consecutivos.

    Em 1994 tentou pela primeira vez a disputa da prefeitura em Palmas. Foi derrotado, mas voltou à disputa em 2000, quando ficou novamente em segundo lugar, com diferença de 1,5% dos votos. A vitoriosa, na época, foi Nilmar Ruiz, adversária das últimas campanhas.

    Em 2003, deixou o PPS e se filiou ao PT. Na terceira disputa, em 2004, venceu as eleições com 57.244 votos, quase o dobro de sua principal concorrente.

    Compartilhe:

      ÚLTIMAS NOTÍCIAS

      Mais notícias

      Hospedagem: UOL Host
      align : 'right', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['to73440'] O prefeito Raul Filho (PT) confirmou %>