UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

05/10/2008 - 22h26

Em Ribeirão Preto (SP), Dárcy Vera (DEM) é a primeira mulher eleita para a prefeitura

Da Redação
Em São Paulo

align : 'left',
layout : 'simples',
turno : '1',
cidades : ['sp69698']

Ribeirão Preto, um dos dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo, terá pela primeira vez uma mulher, a jornalista Dárcy Vera (DEM), 41, no comando da prefeitura.


Deputada estadual desde 2006, Vera assumirá um cargo executivo pela primeira vez, numa cidade que tem tradição de renovar pouco seu quadro de prefeitos - desde 1964, Ribeirão Preto teve apenas seis mandatários.


Contra veterano Gasparini


A vitória de Vera tirou do "veterano" Welson Gasparini (PSDB) a chance de assumir o comando de Ribeirão Preto pela quinta vez. Candidato à reeleição, Gasparini já havia sido prefeito em 1964, 1974 e 1990.


Darcy Ribeiro (DEM)
Divulgação
Idade: 41 58
Profissão:Jornalista
Naturalidade: Indiaporã (SP)
Patrimônio declarado: R$ 86,336.96

Nos últimos dias de julho e de agosto, quando Ibope realizou os dois primeiros levantamentos da campanha, o prefeito tinha altos índices de rejeição: 49% na primeira pesquisa e 39%, na segunda.


Em sabatina realizada pela Folha de S.Paulo, Gasparini afirmou que o problema havia sido a "falta de investimento em publicidade". A sua atuação frente à prefeitura também era mal avaliada para grande parte dos moradores de Ribeirão Preto: 43% considerava a administração ruim ou péssima.


Para chegar à prefeitura, Dárcy Vera conduziu campanha com promessas como tentar levar a Copa de 2014 para Ribeirão Preto e tornar a cidade a "capital do cinema" (baixe arquivo com as promessas da nova prefeita).

Com o decorrer da campanha, o prefeito tucano ameaçou reagir nas pesquisas eleitorais e tirar de Vera a chance de eleger-se no primeiro turno.


Depois de a candidata abrir 52 pontos de vantagem, em agosto, e transformar-se em alvo dos adversários na televisão, Dárcy Vera perdeu 13 pontos no Ibope e, no final de setembro, viu Gasparini ganhar 5. A reação do prefeito, no entanto, foi insuficiente para levar a disputa ao segundo turno.



Dárcy Vera foi eleita com chapa homóloga à que se vê na disputa paulistana: tem como vice o vereador Marinho Sampaio (PMDB), similar à dobradinha Kassab-Alda Marco Antônio que tentarão o segundo turno contra Marta Suplicy (PT) em São Paulo.

Veja mais notícias de eleições na cidade de Ribeirão Preto - SP

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    align : 'left', layout : 'simples', turno : '1', cidades : ['sp69698']

    Ribeirão Preto, um dos dez maiores %>