UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

04/10/2008 - 19h46

Pesquisas indicam: Paes na liderança e Crivella e Gabeira em empate técnico em 2º

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Datafolha e Ibope divulgaram as últimas pesquisas sobre as intenções de voto para a Prefeitura do Rio antes da votação, na noite deste sábado (04). Embora ainda existam diferenças entre os resultados, os dois institutos apontaram novo crescimento de Fernando Gabeira (PV), que deve disputar com Marcelo Crivella, voto a voto, a vaga contra Eduardo Paes (PMDB) no segundo turno.


Considerados apenas os votos válidos, que não contabilizam brancos e nulos, Paes aparece no Datafolha com 33%, seguido por Gabeira (20%) e Crivella (19%). Jandira Feghali (PCdoB) tem 13%, contra 5% de Alessandro Molon (PT), 4% de Solange Amaral (DEM) e 3% de Chico Alencar (PSOL). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


De acordo com o Ibope, que trabalha com margem de erro de três pontos, Paes receberia 35% dos votos válidos. Crivella teria 21%, contra 19% de Gabeira e 12% de Jandira. Molon aparece com 5%, enquanto Solange e Chico teriam 4% e 3%, respectivamente.


Datafolha


Nos números totais do Datafolha, Eduardo Paes oscilou um ponto para cima em relação à pesquisa anterior, de 1º de outubro, e obteve 30%.


Com crescimento também de um ponto percentual, Gabeira obteve 18% e ultrapassou, pela primeira vez, Marcelo Crivella, que foi citado por 17% dos entrevistados, dois pontos a menos do que na pesquisa anterior.


Jandira Feghali marcou os mesmos 12%. Alessandro Molon foi de 5% para 4%, enquanto a democrata caiu de 4% para 3% e Chico Alencar obteve os mesmos 3%.


Paulo Ramos (PDT) foi citado por 1% dos entrevistados. Os demais candidatos não alcançaram um ponto percentual, ou não foram citados. Os votos brancos e nulos somaram 6% e 4% dos entrevistados não responderam ou disseram que não sabiam em quem votar.


Nas simulações de 2º turno, Paes venceria todos os adversários. Contra Crivella, teria 56% e o peerrebista, 29%. Contra Jandira venceria por 52% a 35% e em relação a Gabeira faria 52% contra 36%.


A pesquisa, encomendada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e pela Rede Globo, foi realizada entre os dias 3 e 4 de outubro, com 2.017 eleitores, e foi registrada no Tribunal regional Eleitoral (TRE-RJ) sob o número 42/2008.


Ibope


Já nos resultados gerais do Ibope, Paes obteve 31% das preferências, ante 29% da pesquisa de 27 de setembro. Crivella recuou de 24% para 19% e Gabeira arrancou de 10% para 17%.


Jandira Feghali oscilou de 9% para 10%. Molon cresce de 2% para 4% e ultrapassou Solange, que manteve os mesmos 3%. Chico Alencar também não variou e foi citado por 2% dos entrevistados.


Paulo Ramos e Vinicius Cordeiro (PTdoB) conseguiram 1%. Outros candidatos não alcançaram esse número ou não foram citados. As intenções de voto em branco ou nulo são de 6%. Não responderam ou disseram que não sabiam em quem votar também 6% dos entrevistados.


O Ibope não divulgou simulação de segundo turno.


A pesquisa, encomendada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela Rede Globo, foi realizada entre os dias 3 e 4 de outubro. 1.204 eleitores foram ouvidos e o registro foi feito na 228ª Zona Eleitoral sob o número 41/2008.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Datafolha e Ibope divulgaram as últimas pesquisas sobre as intenções de voto para a Prefeitura do Rio antes da votação, na noite deste sábado (04). Embo%>