UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

04/10/2008 - 13h19

500 soldados chegam a Campos para coibir compra de votos

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

A pedido da Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes, 500 integrantes do Exército chegaram no município do norte fluminense, durante a madrugada de sexta para sábado (4), para executar operação contra possíveis tentativas de compra de votos.


"A compra de votos é um crime eleitoral muito corriqueiro aqui. Nós estamos buscando informações e vamos coibir isso", declarou o comandante da operação, Coronel Ivan Carlos Angonese.


Os soldados, baseados no 56º Batalhão de Infantaria de Campos, aliados a efetivos do 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha (ES) e de um pelotão de Choque da Polícia do Exército (PE) do Rio de Janeiro, vão atuar em grupos de 30, que vão se revezar em cada uma das oito zonas de ação espalhadas por toda a área do município - o maior em extensão territorial no Estado.


Já na primeira noite, um dos grupos realizou incursões no Parque Santa Rosa, com um caminhão de transporte de tropa e um jipe do Exército. Os militares permaneceram próximos a uma creche particular, onde estavam estacionados quatro carros de um candidato a vereador da coligação "Muda Campos", que apóia a candidata Rosinha Garotinho (PMDB).


Segundo Angonese, a parte mais sensível da operação deve acontecer no domingo (5), com o início dos trabalhos às 7 h, uma hora antes da abertura das seções eleitorais. Locais sujeitos a maior movimento de pessoas e aglomerações de cabos eleitorais serão privilegiados, mas uma distância mínima de 100 metros será mantida em relação aos locais de votação.


"Se o presidente da mesa verificar que há algum tipo de bloqueio para os eleitores até a urna, acionará um dos sete juízes eleitorais, que fará contato comigo. Aí eu vou lançar um pelotão e, se for necessário, enviar o efetivo da PE para fazer a limpeza da área", ilustrou o coronel.


A orientação da Justiça Eleitoral no município incluiu reprimir a compra de votos e coibir aglomerações próximas aos locais de votação, de modo a dificultar tentativas de boca de urna.


A eleição de 2004 para a Prefeitura de Campos foi anulada pelo TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, após denúncias de compra de votos pelos dois primeiros colocados. De acordo com a juíza Márcia Alves Succi, da 100ª Zona Eleitoral, no entanto, os crimes eleitorais diminuíram ao longo desta campanha, graças ao endurecimento da legislação eleitoral.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Campos de Goytacazes - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    A pedido da Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes, 500 integrantes do Exército chegaram no município do norte fluminense, durante a madrugada de se%>