UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

03/10/2008 - 16h23

Operação Guanabara: Tropas removem 42 barricadas do tráfico na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão

Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

As tropas federais retiraram 42 barricadas instaladas pelo tráfico na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, onde acontece a Operação Guanabara, que tem o objetivo de garantir a segurança do processo eleitoral. Segundo o porta-voz do Comando Militar do Leste, George da Silva Dizério, os militares tiveram que utilizar retroescavadeiras para arrancar algumas barreiras de concreto e ferro.


"Nós tivemos um pouco de dificuldade para arrancar as barreiras que estavam profundamente presas ao solo e com muito concreto. Foi o Batalhão de Engenharia do Exército que fez o trabalho de remoção. Até agora, já retiramos 34 barricadas", afirmou em entrevista ao UOL Eleições o porta-voz do CML.


Numa localidade conhecida como praça da Alvorada, no complexo do Alemão, um tanque do Exército foi usado para puxar uma barricada de ferro e desobstruir a rua, para que os homens pudessem fazer o trabalho de segurança dos candidatos e da fiscalização do TRE, Tribunal Regional Eleitoral. Após a retirada das barreiras, os militares cobriram os buracos abertos com concreto.



"Hoje retiramos obstáculos numa localidade conhecida como 'Buraco quente' e tivemos que utilizar uma britadeira para fragilizar o concreto e depois retirar os tambores que estavam por baixo. Também tivemos necessidade de usar maçarico, quando achávamos trilhos cravados no chão", comentou o capitão-de-fragata.


O Exército e a Marinha executam nesta sexta-feira (3) a última fase da Operação Guanabara no complexo do Alemão e na favela Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio. "Vamos nos retirar no início da noite de hoje e só retornaremos no domingo (dia das eleições)", disse o porta-voz do CML.


Exército ocupará 28 áreas de risco


Homens do Exército e da Marinha vão ocupar, de forma simultânea, no dia das eleições - 5 de outubro - 28 favelas classificadas pela Justiça Eleitoral como áreas de risco do estado do Rio de Janeiro. Campos dos Goytacazes também irá receber as tropas federais.


"Nesse dia, nós vamos estar presentes em todas as 27 comunidades do Rio e da Baixada Fluminense, que já receberam a Operação Guanabara, e também em Campos dos Goytacazes (região metropolitana do Rio), a 28ª comunidade fica em Campos. Nesse dia, nós estaremos presentes uma hora antes da abertura dos postos e vamos ficar nos locais até o final da eleição. Permaneceremos apenas nas comunidades, mas teremos tropas móveis patrulhando áreas vizinhas", ressaltou o outro porta-voz do Comando Militar do Leste, André Luís Novaes Miranda.


A Marinha também confirmou que vai participar da ação no dia de votação. "Nós vamos atuar nas favelas do Salgueiro, em São Gonçalo (região metropolitana do Rio); na Vila Cruzeiro, na Penha (zona norte do Rio); e na Vila do João, no conjunto de favelas da Maré (zona norte)", garantiu o capitão-de-fragata Paulo Amorim.


As seguintes comunidades já receberam os militares durante a Operação Guanabra: Acari, Alemão, Amarelinho, Antares, Barbante, Beira-Mar, Carobinha, Cidade de Deus, Conjunto Esperança, Coréia, Gardênia Azul, Gramacho, Jacarezinho, Lixão, Nova Holanda, Pilar, Rio das Pedras, Rocinha, Salgueiro (Niterói), Sapo, Taquaral, Vidigal, Vila Aliança, Vila Cruzeiro, Vila do João, Vila Pinheiro, Vila Vintém.


Veja mais notícias de eleições na cidade de Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    As tropas federais retiraram 42 barricadas instaladas pelo tráfico na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, onde acontece a Opera%>