UOL Eleições 2008 Últimas Notícias

01/10/2008 - 19h22

Correligionários do prefeito de Cabo Frio são suspeitos de trocar voto por leite

Thyago Mathias
Especial para o UOL
No Rio de Janeiro

O Grupo de Apoio à Polícia Civil (GAP) de Cabo Frio, município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, efetuou nesta quarta-feira (1º) operação contra denúncia de corrupção eleitoral em favor do prefeito Marcos da Rocha Mendes (PSDB), que concorre à reeleição.


Segundo informações do Ministério Público (MP) em Cabo Frio, a ação policial resultou de uma denúncia anônima, feita no início da tarde, de que uma senhora identificada como "Ednéia" estaria distribuindo duas caixas de leite para eleitores, em troca de votos, em uma casa da periferia. Ao chegar no local, os policiais do GAP encontraram o portão aberto e uma fila de pessoas que levavam seus títulos de eleitor nas mãos.


Dentro da casa, coberta com adesivos e material de campanha de Mendes, foram achados também 7 conjuntos com 12 caixas de leite longa-vida, em cada uma, além de duas listas que continham nomes, endereços e números dos títulos de eleitor das pessoas que recebiam o leite.


A senhora "Ednéia" não foi encontrada e, no momento da operação, não foram identificados os responsáveis pela distribuição. Somente o casal de proprietários da casa foi levado para a delegacia, onde foram indiciados pelo crime de corrupção eleitoral - artigo 299 do Código Eleitoral -, mas foram liberados por ausência de flagrante. Os nomes deles não foram divukgados.


"Não foi possível estabelecer o flagrante entre o uso da casa e a prática ativa da corrupção. Os dois não foram vistos distribuindo o leite", informou a assessoria do MPE.


Na prefeitura, ninguém foi encontrado para comentar a ação. Em julho, o MP já havia pedido a impugnação da candidatura de Marcos Mendes por tentativa de compra de votos. Ele é citado em gravações em que são oferecidas vantagens da prefeitura em troca de apoio do PT. Na denúncia, consta um contracheque de funcionário que receberia salário sem trabalhar. A impugnação aguarda julgamento de recurso.




Veja mais notícias de eleições na cidade de Cabo Frio - RJ

Compartilhe:

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais notícias

    Hospedagem: UOL Host
    O Grupo de Apoio à Polícia Civil (GAP) de Cabo Frio, município da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, efetuou nesta quarta-feira (1º) operação contra de%>